???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5684
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: O uso de objetos reais e virtuais no ensino do desenho técnico visando o desenvolvimento de habilidades espaciais
Autor(es): Lucas, Francisco Carlos Rodrigues
Primeiro Orientador: Ferreira, Cristiano Corrêa
1° Membro da banca: Ferreira, Cristiano Corrêa
2° Membro da banca: Tranjan, Cristina Grafanassi
3° Membro da banca: Piovesan, Sandra Dutra
4° Membro da banca: Ferreira, Vera Lúcia Duarte
Resumo: Explorações recentes relacionadas ao desenvolvimento das habilidades espaciais indicam a recorrência da baixa capacidade de visualização trazida por estudantes de graduação em diferentes áreas do conhecimento. Enquanto pesquisadores e professores, devemos considerar esse fato um problema relevante para a trajetória acadêmica dos estudantes, assim como para suas vidas profissionais. Portanto, essa pesquisa tem por objetivo investigar as contribuições da implementação de estratégias pedagógicas centradas no desenvolvimento das habilidades de visualização espacial através do exercício do Desenho Arquitetônico. Compreende como grupo de estudo os alunos ingressantes no segundo semestre de 2020 nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade da Região da Campanha - URCAMP/Bagé. A pesquisa desenvolvida tem um delineamento quase-experimental com uma abordagem quantitativa/qualitativa e de natureza aplicada. Foi realizada através de uma atividade pedagógica fundamentada em um modelo metodológico que estimula o contato do aluno com objetos reais e virtuais utilizando a computação gráfica como apoio à visualização. Foram utilizados pré-testes e pós-testes específicos de mensuração das habilidades de rotação mental e visualização espacial, dos quais foram obtidos resultados utilizados tanto para subsidiar a análise qualitativa como para as comparações quantitativas. Foi aplicado o método qualitativo denominado Análise de Conteúdo para verificação do material resultante da atividade entregue pelos estudantes e o teste não paramétrico de Wilcoxon para as comparações estatísticas entre os pré-testes e os pós-testes, a fim de verificar as contribuições da metodologia proposta. A análise estatística apontou que o nível das habilidades de rotação mental e de visualização espacial se mostrou semelhante após a aplicação da atividade pedagógica. Porém, a análise qualitativa indicou que muitos estudantes apresentaram resultados individuais melhorados nos pós-testes, compatíveis com a boa qualidade do material resultante da atividade desenvolvida, refletindo a influência da metodologia para o progresso das habilidades de visualização espacial.
Abstract: Recent explorations related to the development of spatial skills indicate the recurrence of low visualization skills brought by undergraduate students in different areas of knowledge. As researchers and professors, we must consider this a relevant problem for the students academic trajectory, as well as for their professional lives. Therefore, this research aims to investigate the contributions of the implementation of pedagogical strategies focused on the development of spatial visualization skills through the exercise of Architectural Design. It comprises as a study group students entering the second semester of 2020 in the Courses of Architecture and Urbanism and Civil Engineering at the University of the Campaign Region - URCAMP / Bagé. The research developed has a quasi-experimental design with a quantitative / qualitative approach and applied nature. It was carried out through a pedagogical activity based on a methodological model that encourages student contact with real and virtual objects using computer graphics as a support for visualization. Specific pre-tests and post tests were used to measure the abilities of mental rotation and spatial visualization, from which results were obtained, both to support the qualitative analysis and for the quantitative comparisons. The qualitative method called Content Analysis was applied to verify the material resulting from the activity delivered by the students and the Wilcoxon non-parametric test for statistical comparisons between pre-tests and post tests, in order to verify the contributions of the proposed methodology. . The statistical analysis showed that the level of skills of mental rotation and spatial visualization was similar after the application of the pedagogical activity. However, the qualitative analysis indicated that many students showed improved individual results in the post tests, compatible with the good quality of the material resulting from the activity developed, reflecting the influence of the methodology for the progress of spatial visualization skills.
metadata.dc.subject: Desenho Arquitetônico
Objetos reais
Computação gráfica
Habilidades espaciais
Architectural Design
Real objects
CG
Spatial skills
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
metadata.dc.identifier.citation: LUCAS, Francisco Carlos Rodrigues. O uso de objetos reais e virtuais no ensino do desenho técnico visando o desenvolvimento de habilidades espaciais . 139 f.: il. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5684
metadata.dc.date.issued: 31-Mar-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Dissert_FINAL_FichaCat_020621.pdf9.3 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???