Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5675
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Contribuições de intervenções formativas: (re)construção de práticas de promoção da saúde de docentes da educação básica
Título(s) alternativo(s): Contributions of training interventions: (re) construction of practices of promotion of the health of teachers of basic education
Autor(es): Medeiros, Danieli
Primeiro Orientador: Ilha, Phillip Vilanova
Resumo: O estudo objetivou investigar as contribuições de intervenções formativas para reconstrução de práticas de Promoção da Saúde (PS) no âmbito escolar. Trata-se de um estudo qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa-ação. A pesquisa desenvolveu-se em uma escola de ensino fundamental da rede pública de um município da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Participaram do estudo 12 professores dos anos finais. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, gravadas, posteriormente transcritas e analisadas. Foram realizadas quatro formações e registros no diário de campo. Para análise dos dados, utilizou-se como aporte metodológico, a análise de conteúdo proposto por Bardin e procedimentos de estatística descritiva para apresentar frequências e percentuais. Nas analises pré-intervenções emergiram quatro categorias: PS relacionada a ações de prevenção de doenças e orientação à sociedade; PS relacionada a um atendimento integral das necessidades da população; OS relacionada aos cuidados com a saúde voltados ao bem-estar e PS relacionada ao homem e suas características constitucionais. Após intervenções constataram-se modificações nas concepções dos professores, o que contribui para que o tema seja abordado de maneira significativa para os alunos e realidade escolar.
Abstract: The study aimed to investigate the contributions of training interventions for the reconstruction of Health Promotion (HP) practices in schools. This is a qualitative study, characterizing itself as an action research. The research was developed in a primary school of the public network of a municipality on the western border of Rio Grande do Sul. Twelve teachers from the final years participated in the study. Data were collected through semi-structured interviews, recordings, subsequently transcribed and analyzed. Four formations and registrations were carried out in the field diary. To analyze the data, was used as a methodological contribution, the content analysis proposed by Bardin and descriptive statistics procedures to present frequencies and percentages. In the pre-intervention analyzes, four categories emerged: HP related to actions of prevention of diseases and orientation to society; HP related to a comprehensive care of the needs of the population; HP related to health care aimed at the well-being and HP related to man and his constitutional characteristics. After interventions, there were changes in teachers' conceptions, which contributes to the issue being addressed in a meaningful way for students and school reality.
Palavras-chave: Promoção da saúde
Professores escolares
Formação continuada
Health promotion
School teachers
Continuing education
Educação e saúde
Education and health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva
Citação: MEDEIROS, Danieli. Contribuições de intervenções formativas: (re)construção de práticas de promoção da saúde de docentes da educação básicas. 29 p. Monografia (Especialização - Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5675
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELI MEDEIROS.pdf503.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.