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Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: Possibilidades de atuação do profissional de educação física na e para promoção da saúde da criança
metadata.dc.title.alternative: Possibilities for physical education professionals to act in and to promote children's health
Autor(es): Barbosa, Ariadine Rodrigues
Primeiro Orientador: Ilha, Phillip Vilanova
Resumo: Abordar o desenvolvimento é algo complexo, pois, este processo é constante, acontece durante toda a vida e é composto por vários domínios, sendo o desenvolvimento motor um destes, o qual, define-se como as alterações no movimento influenciados pela biologia do indivíduo, interações com ambiente e com tarefa proposta, constituído por diferentes estágios e fases. Avaliar e acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança é eixos da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Criança, assim, promover e realizar ações de vigilância do desenvolvimento é atribuição da equipe de saúde na atenção básica. Desta forma, a inserção do Profissional de Educação Física torna-se possível na atuação da promoção da e na saúde da criança por meio de orientações, avaliação, intervenções motoras, prescrição de atividade, entre outras. Neste sentido, o presente estudo traz um relato acerca das vivências práticas da atuação do Profissional de Educação Física desenvolvidas no estágio de ciclo infantil pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Pampa. Para as intervenções adotou-se o uso das medidas antropométricas, registro nas curvas de crescimento, avaliação dos movimentos reflexos e rudimentares, orientações para estimulação no domicílio e intervenção motora precoce. Percebeu-se que muitas crianças se encontram com atraso dos marcos motores devido a práticas familiares que não oportunizam estímulos que propiciem o desenvolvimento da criança. Diante disso, a atuação do Profissional de Educação Física com o público infantil contribui para aquisição de habilidades funcionais, mas também, possibilita a inserção em espaços não tradicionais como área da saúde.
Abstract: Approaching development is something complex, because this process is constant, happens throughout life and is composed of several domains, motor development being one of these, and is defined as changes in movement influenced by the biology of the individual, interactions with environment and with proposed task, constituted by different stages and phases. Evaluation and monitoring the child's growth and development are axes of the National Policy for Integral Attention to Child Health, so promoting and carrying out development monitoring actions is attributed to the health team in primary health care. In this way, the insertion of the Physical Education Professional becomes possible in the performance of the promotion of and in child health through guidance, evaluation, motor interventions, activity prescription, among others. In this sense, the present study reports on the practical experiences of the performance of the Physical Education Professional developed in the child cycle stage by the Multiprofessional Residency Program in Collective Health of the Federal University of Pampa. or the interventions, the use of anthropometric measurements, recording of growth curves, evaluation of reflex and rudimentary movements, orientations for stimulation at home and early motor intervention were adopted. It was noticed that many children are delayed in the motor milestones due to familiar practices that do not offer stimuli that propitiate the development of the child. Therefore, theperformance of the Physical Education Professional with the children's audience contributes to the acquisition of functional skills, but also, it allows the insertion in non-traditional spaces as a health area.
metadata.dc.subject: Destreza motora
Educação Física
Treinamento
Desenvolvimento Infantil
Promoção da Saúde
Motor Skill
Phisical Education
Health Promotion
Child development
Training
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva
metadata.dc.identifier.citation: BARBOSA, Ariadine Rodrigues. Possibilidades de atuação do profissional de educação física na e para promoção da saúde da criança. 25 p. Monografia (Especialização - Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5674
metadata.dc.date.issued: 2017
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