Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/564
Tipo: Monografia de Especialização
Título: A utilização do projeto de educação tecnológica como ferramenta de apoio no desenvolvimento de habilidades e competências
Autor(es): Guarenti, Rosimeri Gonzaga
Primeiro Orientador: Bica, Alessandro Carvalho
Resumo: O presente trabalho visa demonstrar a eficácia da utilização do Projeto de Educação Tecnológica-Robótica com LEGO, como ferramenta de apoio para enriquecer o processo de ensino aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II. Através de sua aplicação, em aulas práticas, sua metodologia visa o desenvolvimento da criatividade, das relações interpessoais, do trabalho em equipe, da ética e da cidadania. Ao professor, enquanto mediador do processo de ensino-aprendizagem cabe instigar nos alunos a capacidade de criação, reflexão, memória, motivação, percepção e da emoção. Partindo do conceito da aprendizagem significativa, os alunos, sentindo-se motivados ao perceberem a aplicabilidade no cotidiano do apreendido, constroem o conhecimento científico; na fase de contextualização e na montagem de robôs, os alunos tornam-se capazes de ler e interpretar os significados dos conceitos tecnológicos, que são mecanismos que funcionam comandados por programas de computador; na fase de programação; a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade acompanham todos os processos do desenvolvimento do projeto. Acredita-se que a aplicação deste Projeto estimule nos alunos o desenvolvimento de valores, habilidades e competências e assim, possam aprender durante toda a vida e não somente na escola.
Abstract: This paper aims to demonstrate the effective use of the Technological-Robotics Education Project by using LEGO as a supporting tool, in order to enrich the students teaching-learning process of the Elementary School II through applying, in practical classes, a methodology that aims at the development of creativity, interpersonal relationships, teamwork, ethics and citizenship, having the teacher, as the mediator of the teaching-learning process, instill into the students the capacity of creativity and reflection, memory, motivation, attention, perception and emotion. Starting from a significant learning, the students when feeling motivated by seeing the daily applicability from what they are learning, they build scientific knowledge when reading and interpreting the meanings of technological concepts during the contextualization stage and when they carry out the robots assembly, which are mechanisms controlled by computer programs elaborated by the students themselves on the programming stage; the interdisciplinarity and multidisciplinarity are present during all the project development phase. This project is implemented believing on the necessity of developing the students’ values, skills and competences, so as they can continue learning during their whole life and not only at school.
Palavras-chave: Educação
Ciências
Tecnologia
Education
Science
Technology
Aprendizagem significativa
Habilidades
Competências
Meaningful Learning
Skills
Competence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Editor: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Bagé
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/564
Data do documento: 8-Dez-2009
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Final Rosi.pdfMonografia apresentada à Coordenação do Programa de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA, para a obtenção do título de Especialista em Educação em Ciências e Tecnologia953.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons