???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5636
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Wagner, Caroline-
dc.creatorBranco, Jeneffer de Castro-
dc.date.accessioned2021-06-01T20:03:56Z-
dc.date.available2021-06-01-
dc.date.available2021-06-01T20:03:56Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationBRANCO, Jeneffer de Castro . Potencialidades de uma sequência didática para o ensino de química a partir da abordagem do tema chás e os saberes populares. 105f.: il. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5636-
dc.description.abstractThrough this work, the potential of a didactic sequence for teaching chemistry was analyzed from the approach of the topic of teas and popular knowledge, the activities were developed during chemistry classes. The theme teas was thought of as it is a subject that is part of the students' history and daily life. The didactic sequence was thought to be the moment where students learn the chemical concepts, and become active subjects of their learning, ceasing to be mere recipients of information and capable of making decisions. Seeking to meet this desire for the Teaching of Chemistry, the references that underpinned the work were the use of the theme tea and popular knowledge, Scientific and Technological Literacy, Science, Technology and Society and David Ausubel's Theory of Meaningful Learning. The methodology used in this didactic sequence was the pedagogical intervention, which had as instruments, initial questionnaire to know the students' previous conceptions, readings, written in the portfolios, dialogues, research, experimental activities, a simulated jury, and the making of stories in comics that tried to present what had been learned during the activities. The subjects of this research were 32 students aged between 14 and 17 years old from two classes of the 1st year of High School of the State Institute of Education Dr. Bulcão in the city of Lavras do Sul. The present didactic sequence allowed students to realize that Science it does not exist only in school benches and large laboratories, they began to discern the differences in teas and medicines with their benefits and harms. Differentiated activities were able to improve learning and reinforce the concepts of Chemistry, in addition to stimulating research, writing and reading. At the end of the activities, it can be seen that the Chemistry Teaching, based on themes of the students' routine, is able to sharpen the will to learn, thus promoting better learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectSaberes popularespt_BR
dc.subjectCháspt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectPopular knowledgept_BR
dc.subjectTeaspt_BR
dc.titlePotencialidades de uma sequência didática para o ensino de química a partir da abordagem do tema chás e os saberes popularespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Wagner, Caroline-
dc.contributor.referee2silva, André Luís Silva da-
dc.contributor.referee3Roos, Daniel Henrique-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoPor meio deste trabalho analisou- se potencialidades de uma sequência didática para o Ensino de química a partir da abordagem do tema chás e os saberes populares, as atividades foram desenvolvidas durante as aulas de Química. O tema chás foi pensado por se tratar de um assunto que faz parte da história e do cotidiano dos alunos. A sequência didática foi pensada como sendo o momento onde os alunos aprendem os conceitos químicos, e passam a ser sujeitos ativos da sua aprendizam, deixando de ser meros receptores de informações e sejam capazes de ter tomada de decisões. Procurando atender a esse anseio para o Ensino de química, os referenciais que embasaram o trabalho foram a utilização do tema chá e os saberes populares, a Alfabetização Cientifica e Tecnológica, Ciência, Tecnologia e Sociedade e a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A metodologia utilizada na presente sequência didática foi a intervenção pedagógica, que teve como instrumentos, questionário inicial para conhecer as concepções prévias dos estudantes, leituras, escritas nos portfólios, diálogos, pesquisas, atividades experimentais, um júri simulado, e a confecção de histórias em quadrinhos que procurou apresentar o que havia sido aprendido durante as atividades. Os sujeitos desta pesquisa foram 32 alunos na faixa etária entre 14 e 17 anos de duas turmas do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Dr. Bulcão da cidade de Lavras do Sul. A presente sequência didática permitiu aos alunos perceberem que a Ciência não existe somente nos bancos escolares e grandes laboratórios, eles passaram a dissernir as diferenças de chás e medicamentos com seus benefícios e malefícios. As atividades diferenciadas foram capazes de uma melhor aprendizagem e reforçar os conceitos da Química,além de estimular a pesquisa, escrita e leitura. Pode-se perceber ao final das atividades que o Ensino de Química, a partir de temas da rotina dos alunos, é capaz de aguçar a vontade de aprender, promovendo assim, uma melhor aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Dissertacao_Jeneffer_versao_final_para_homologacao.pdf2.26 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Producao_educacionalpara_homologacao___Jeneffer_ok.pdf753.93 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???