Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5635
Tipo: Dissertação
Título : Unidade de ensino potencialmente significativa para aulas de cinemática no eja : o uso da robótica e outras estratégias interativas
Autor(es): Soares, Omar Guilhano da Rosa
Primeiro Orientador: Luccchese, Márcia Maria
1° Membro da banca: Lucchese, Márcia Maria
2° Membro da banca: Massoni, Neusa Teresinha
3° Membro da banca: Freitas, Diana Paula Salomão de
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar a elaboração, a aplicação e a avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), na disciplina de ciências do Ensino Fundamental, em uma turma da modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola da cidade de Bagé-RS. O conteúdo trabalhado foi Cinemática e visou uma aprendizagem significativa. Dadas as características dos alunos e suas dificuldades de retorno e permanência na escola, foram aplicadas iferentes estratégias de atividades, entre elas: pesquisa na internet, textos de apoio, experimentos com kits de Robótica e utilização do Gloogle Maps e os conteúdos foram trabalhados a partir de exemplos do cotidiano dos alunos. Este trabalho tem aporte teórico na aprendizagem significativa de David Ausubel e metodologia nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), de Marco Antonio Moreira. A pesquisa realizou-se por meio de uma abordagem qualitativa e a unidade de ensino foi organizada em oito momentos com atividades distintas. A análise dos resultados da aprendizagem contou com avaliação diagnóstica, avaliação somativa e rubrica ao longo de sua implementação. As produções escritas pelos sujeitos desta pesquisa foram analisadas por meio de análise textual discursiva (ATD). A análise de dados das respostas dos alunos nos testes e questionários relacionados à relevância da metodologia utilizada, apresentam indícios de que o material desenvolvido contribuiu para a motivação dos alunos e para a efetivação da Aprendizagem Significativa dos conceitos da Cinemática. Destaca-se ainda, a importância do uso da tecnologia na educação contribuindo para ampliação da discussão, reflexão e utilização de técnica didática que favorece o ensino de física na modalidade EJA do Ensino Fundamental nos anos finais.
Resumen : This paper aims to present the elaboration, the application and the evaluation of a potentially significant teaching unit (UEPS) in the elementary school science discipline, in a class of the teaching modality of the Youth and Adult Education (EJA) of a school of the city of Bagé-RS. The content worked was cinematic and aimed at meaningful learning. Given the characteristics of the students and their difficulties in returning and staying in school, this work applied different activity strategies, including: internet research, support texts, experiments with robotics kits and use of Gloogle Maps, and worked the contents to from examples of students' daily life. This work has theoretical support in David Ausubel's significant learning and methodology in Marco Antonio Moreira's potentially significant teaching units (UEPS). The research was conducted through a qualitative approach and the teaching unit was organized in eight moments with different activities. The analysis of learning outcomes included diagnostic assessment, summative assessment and rubric throughout its implementation. The productions written by the subjects of this research were analyzed through discursive textual analysis - ATD by MORAES and GALIAZZI. The data analysis of the students 'answers in the tests and the questionnaire related to the relevance of the methodology used indicate that the developed material contributed to the students' motivation and the meaningful learning for the concepts of kinematics. It also highlights the importance of the use of technology in education, contributing to broaden the discussion, reflection and use of didactic technique that favors the teaching of physics in the EJA modality of elementary school final years.
Palabras clave : Professor
Pesquisador
Aprendizagem significativa
Ensino de ciências
Avaliação por rubrica
Meaningful learning
Teacher. Researcher
Science teaching
Evaluation by rubric
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Citación : SOARES, Omar Guilhano da Rosa. Unidade de ensino potencialmente significativa para aulas de cinemática no eja : o uso da robótica e outras estratégias interativas. 153f.: il. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5635
Fecha de publicación : 16-dic-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dis_Omar_Soares_2019.pdf5.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_educacional___1.pdf2.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.