Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5634
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Contribuições da educação matemática para a educação especial inclusiva: uma revisão sistemática
Autor(es): Soares, Victória da Silva
Primeiro Orientador: Bastos, Amélia Rota Borges de
1° Membro da banca: Bastos, Amélia Rota Borges de
2° Membro da banca: Ferreira, Vera Lucia Duarte
3° Membro da banca: Oliveira, Gilnara da Costa Correa
Resumo: O trabalho buscou identificar de que forma a educação matemática vem se constituindo a partir de uma perspectiva inclusiva. A pesquisa, levada a cabo por meio de um estudo do tipo revisão sistemática, buscou identificar a produção da área no que tange a proposição de recursos acessíveis ao ensino. A proposição investigativa são balizadas na compreensão de que os recursos acessíveis são condição para a aprendizagem dos alunos com deficiência, cabendo ao professor o planejamento do ensino, mediado por tais recursos, de forma a garantir, com equidade, o acesso aos conceitos matemáticos. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a maior parte dos recursos encontrados são para o ensino fundamental. No que tange o tipo de deficiência, a produção de recurso na área, envolve a maior parte na deficiência visual. Foi observado uma falta de recursos para síndrome de down, transtorno do espectro do autismo e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.
Resumen : The work sought to identify how mathematics education has been constituted from an inclusive perspective. The research, carried out through a systematic review type study, sought to identify the production of the area with regard to the proposition of accessible resources for teaching. The investigative proposition is based on the understanding that accessible resources are a condition for the learning of students with disabilities, leaving the teacher to plan teaching, mediated by such resources, in order to guarantee, with equity, access to mathematical concepts. The results of the research showed that most of the resources found are for elementary education. Regarding the type of disability, the production of resources in the area, mostly involves visual impairment. There was a lack of resources for Down syndrome, autism spectrum disorder and attention deficit hyperactivity disorder
Palabras clave : Ensino de matemática
Inclusão e Recursos acessíveis
mathematical teaching
inclusion and accessible resources
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : SOARES, Victória da Silva. Contribuições da educação matemática para a educação especial inclusiva: uma revisão sistemática. 48 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5634
Fecha de publicación : 12-may-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_2___Victoria_Soares.pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.