Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5633
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Ensino da matemática em rede na Universidade Federal do Pampa : desafios e estratégias para o desenvolvimento do ensino remoto emergencial |
Autor(es): | Hernandes, Luciano Cougo |
Primeiro Orientador: | Aseff, Dionara Teresinha Aragon |
1° Membro da banca: | Aseff, Dionara Teresinha Aragon |
2° Membro da banca: | Angelo, Claudia Laus |
3° Membro da banca: | Pereira, Elizangela Dias |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma pesquisa que teve o objetivo de compreender as adaptações e as estratégias metodológicas aderidas pelos professores do curso Matemática-Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), durante o ensino remoto emergencial. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, delineada a partir da modalidade Estudo de Caso, optando pela técnica do questionário, a qual proliferou dados coletados a partir de cinco professores, que atuam no referido curso. Os docentes foram colaboradores e contribuíram com o avanço desse estudo, respondendo a um questionário com questões abertas. Com a utilização do questionário, buscou-se reunir elementos relacionados ao foco da pesquisa, como, por exemplo, os desafios encontrados pelos docentes durante os planejamentos nesta fase remota, as principais ferramentas que auxiliaram na composição de suas práticas, as estratégias pedagógicas adotadas a fim de adaptarem-se e reinventarem-se e os objetivos conquistados diante das expectativas de cada professor colaborador da pesquisa. A produção dos dados mostrou a relevância e a viabilidade desse trabalho, dando condições de, junto aos estudos realizados e as considerações recomendadas no parecer, fazer as análises dos materiais produzidos na investigação. Sendo assim, a partir disso, o estudo proliferou reflexões, possibilitou conhecer e compreender o contexto do ensino remoto emergencial que vem sendo construído pelos professores do curso de Matemática-Licenciatura e principalmente, oportunizou, pela pesquisa, mapear e discutir resultados, considerados relevantes. O estudo possibilitou compreender que durante a atuação no ensino remoto emergencial, os professores organizaram suas práticas, ressignificando-as, superando desafios de forma colaborativa e envolvendo-se com novos conhecimentos, que possibilitaram criar estratégias de ensino, inserção de outras metodologias e recursos digitais em seus planejamentos, o que os levou a inovar suas ações na docência e conquistar objetivos importantes nesse período. |
Resumen : | The present work presents a research that had the objective of understanding the adaptations and methodological strategies adhered by the teachers of the Mathematics-Licentiate course at the Federal University of Pampa (Unipampa), during the remote emergency teaching. It was a qualitative research, outlined based on the Case Study modality, opting for the questionnaire technique, which proliferated data collected from five teachers, who work in that course. The teachers were collaborators and contributed to the progress of this study, answering a questionnaire with open questions. Using the questionnaire, we sought to gather elements related to the focus of the research, such as, for example, the challenges encountered by teachers during planning in this remote phase, the main tools that helped in the composition of their practices, the pedagogical strategies adopted at in order to adapt and reinvent themselves and the objectives achieved in view of the expectations of each professor collaborating in the research. The production of the data showed the relevance and feasibility of this work, allowing, together with the studies carried out and the considerations recommended in the opinion, to make the analysis of the materials produced in the investigation. Therefore, from this, the study proliferated reflections, made it possible to know and understand the context of emergency remote education that has been built by the teachers of the Mathematics Licentiate course and, mainly, made it possible, through research, to map and discuss results, considered relevant. The study made it possible to understand that during their work in emergency remote education, teachers organized their practices, giving them new meaning, overcoming challenges in a collaborative way and involving themselves with new knowledge, which made it possible to create teaching strategies, insertion of other methodologies and digital resources in their planning, which led them to innovate their actions in teaching and achieve important goals during this period. |
Palabras clave : | Ensino remoto Matemática Estratégias pedagógicas Inovações Remote education Math Pedagogical strategies Innovations |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | HERNANDES, Luciano Cougo. Ensino da matemática em rede na Universidade Federal do Pampa : desafios e estratégias para o desenvolvimento do ensino remoto emergencial. 57 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5633 |
Fecha de publicación : | 4-may-2021 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2____Luciano.pdf | 2.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.