Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5631
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A Universidade, o curso de matemática e eu : um acadêmico cego e os desafios para “pensar certo”!
Autor(es): Bauerman, Gerson Luís Quevedo
Primeiro Orientador: Junqueira, Sonia Maria da Silva
1° Membro da banca: Junqueira, Sonia Maria da Silva
2° Membro da banca: Angelo, Claudia Laus
3° Membro da banca: Lima, Claudete da Silva
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso apresento minha história como acadêmico cego em formação no curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. O meu objetivo é o de descrever a trajetória acadêmica na formação docente de um estudante cego no curso de Matemática Licenciatura. Nesse âmbito, esta pesquisa deve revelar as principais barreiras à minha formação e evidenciar como foram superadas as minhas dificuldades acadêmicas nesse processo, especialmente em relação à aprendizagem dos conteúdos didático-pedagógicos e dos conteúdos específicos da matemática. Este trabalho possui como base teórica a formação reflexiva de Paulo Freire, apresentada na obra Pedagogia da Autonomia, pois pretendo encontrar nas minhas observações e estudos sobre Freire algum sentido para explicar a minha trajetória de formação. Assumi a abordagem qualitativa como metodologia da pesquisa, conduzida por elementos da autoetnografia. Assim, tomo a mim como um dos sujeitos de pesquisa, que conta sua história e considera também a visão de colegas e professores do curso de Matemática-Licenciatura, de servidor e bolsistas do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade NInA (campus Bagé). Desse modo, conto por meio de narrativas um pouco da minha história, a trajetória de um acadêmico cego que buscou refletir sobre o seu próprio processo de constituição docente.
Resumen : n this work of conclusion of course I present my history as a blind academic in training in the course of Mathematics-Licentiate of the Federal University of Pampa, campus Bagé. My goal is to describe the academic trajectory in the teacher training of a blind student in the course of Mathematics-Undergraduate. In this context, this research should reveal the main barriers to my training and highlight how my academic difficulties in this process have been overcome, especially in relation to learning the didactic-pedagogical contents and the specific contents of mathematics. This work has as theoretical basis the reflective formation of Paulo Freire, presented in the work Pedagogy of Autonomy, because I intend to find in my observations and studies on Freire some meaning to explain my trajectory of formation. I took the qualitative approach as a research methodology, conducted by elements of autoethnography. Thus, I take myself as one of the research subjects, who tells his story and also considers the vision of colleagues and professors of the Mathematics-Degree course, of server and scholarship NInA (campus Bagé). Thus, I tell through narratives a little of my history, the trajectory of a blind academic who sought to reflect on his own process of teaching constitution.
Palabras clave : Formação reflexiva
Trajetória de formação docente
Barreiras na aprendizagem
Acadêmico cego
Pensar certo
Reflective training
Trajectory of teacher training
Barriers in learning
Blind academic
Think right
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : BAUERMAN, Gerson Luís Quevedo. A UNIVERSIDADE, O CURSO DE MATEMÁTICA E EU: um acadêmico cego e os desafios para “pensar certo”! 62 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5631
Fecha de publicación : 7-may-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_II_Gerson_versao_final.pdf630.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.