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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: O programa residência pedagógica no núcleo da matemática dentro contexto do ensino remoto
Autor(es): Pereira, Carina Morales
Primeiro Orientador: Lindner, Luciana Martins Teixeira
1° Membro da banca: Teixeira, Luciana Martins
2° Membro da banca: Aseff, Dionara Teresinha Aragon
3° Membro da banca: Ferreira, Vera Lucia Duarte
Resumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa que teve como objetivo compreender como foi feita a adaptação do Programa Residência Pedagógica ao ensino remoto no âmbito do Núcleo da Matemática do Campus Bagé. A pesquisa é qualitativa, com os dados produzidos a partir de três sujeitos de pesquisa, os quais são: Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica, Coordenador de Área do Núcleo da Matemática e eu, atuando como residente voluntária e como pesquisadora participante. A produção dos dados ocorreu durante o segundo semestre de 2020, ao decorrer das atividades do Programa e na sequência foi feita a triangulação e análise. Nesta pesquisa, observei como se deu a relação do Projeto Institucional adequado à pandemia da Covid-19, a interação da Universidade com a Escola Campo durante o ensino remoto no Núcleo de Matemática do Subprojeto Física, Química e Matemática. As adaptações criadas pelo novo ambiente de ensino em que os residentes buscaram novas formas de interações articulando teoria e prática produziram significados no processo de aprendizagem através de uma prática reflexiva e aproximou os residentes de uma docência mais humanizada.
Abstract: This work presents deals with a research that aimed to understand how the adaptation of the Pedagogical Residency Program to remote teaching within the Mathematics Nucleus of Campus Bagé was made. It is a qualitative research with data produced from three research subjects, which are: the Institutional Coordinator of the Pedagogical Residency Program, the Area Coordinator of the Mathematics Nucleus and me, acting as a volunteer resident and as a participating researcher. Data production happened during the second semester of 2020, during the activities of the Program and, in the sequence, triangulation and analysis were performed. In this research, I observed how did the Institutional Project relation was adapted to the Covid-19 pandemic, the interaction between the University and Field School during the remote teaching at the Mathematics Nucleus of the Physics, Chemistry and Mathematics Subproject. The adaptations created by the new teaching environment in which the residents sought new forms of interactions, articulating theory and practice, produced meanings in the learning process through reflective practice and approximated residents to a more humanized teaching.
metadata.dc.subject: Programa Residência Pedagógica
Ensino Remoto
Matemática
Pedagogical Residence Program
Remote Teaching
Mathematics
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: PEREIRA,Carina Morales. O programa residência pedagógica no núcleo da matemática dentro contexto do ensino remoto. 39 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5625
metadata.dc.date.issued: 26-Apr-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

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