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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5624
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Combustíveis automotivos: um olhar estequiométrico e comparativo sobre a emissão de um gás do efeito estufa pela queima da gasolina e do etanol |
Autor(es): | Porto, Daniela de Paulo Lêdo |
Primeiro Orientador: | Bento, Douglas Mayer |
1° Membro da banca: | Bento, Douglas Mayer |
2° Membro da banca: | Alves, Elenilson Freitas |
3° Membro da banca: | Martins, Márcio Marques |
Resumo: | A Estequiometria em Reações Químicas é um dos conteúdos, de Ensino Médio e Superior, mais difíceis de ser compreendido pelo estudante. Esse trabalho buscou melhorias para o ensino de Estequiometria, por meio de uma aula contextualizada, e utilizou-se do tema combustíveis automotivos, gasolina e etanol, para trabalhar com as reações de combustão. A contextualização ampliou o objetivo deste projeto, proporcionando que fosse abordado o agravamento do efeito estufa como resultado da emissão de gás carbônico na atmosfera terrestre, pela queima destes combustíveis. Esta pesquisa foi realizada em ambiente acadêmico, com uma classe do Componente Curricular de Química Geral, que englobou vários cursos da área da Engenharia. Ocorreu por meio de quatro momentos didáticos distintos, cada um com a sua finalidade: questionário prévio, apresentação de um vídeo, aula contextualizada e questionário final. Os dados foram avaliados, de modo que emergissem categorias e teorias durante o processo investigativo. Observou-se, que a Estequiometria apresenta-se como um conteúdo difícil, expondo algumas deficiências dos estudantes, em relação a tópicos associados a ela, como o balanceamento, ligações químicas; porém, verificou-se, que a contextualização, como metodologia de aprendizagem, pode ser um recurso proveitoso, pois foi bem aceita na totalidade dos estudantes. |
Abstract: | Stoichiometry in Chemical Reactions is one of the contentes, of High and Higher Education, more difficult to be understood by the student. This work sought improvements to the teaching of Stoichiometry, through a contextualized class, and used the theme of automotive fuels, gasoline and ethanol, to work with their combustion reactions. The contextualization broadened the objective of this project, providing that the worsening of the greenhouse effect as a result of the emission of carbon dioxide in the terrestrial atmosphere, by burning these fuels, was addressed. This research was carried out in an academic environment, with a class of the Curricular Component of General Chemistry, which encompassed several courses in the area of Engineering. It took place through four distinct didatic moments, each with its own purpose: previous questionnaire, presentation of a vídeo, contextualized class and final questionnaire. The data were evaluated, so that categories and theories emerged during the investigative process. It was observed that the Stoichiometry presentes itself as a difficult contente, exposing some deficiencies of the students, in relation to topics associated with it, such as balancing, Chemical connections; however, it was found that contextualization, as a learning methodology, can be a useful resource, as it was well accepted by all students. |
metadata.dc.subject: | Estequiometria Combustíveis Ensino de química Stoichiometry Fuels Chemistry teaching |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
metadata.dc.identifier.citation: | PORTO, Cristiane Fonseca. Combustíveis automotivos: um olhar estequiométrico e comparativo sobre a emissão de um gás do efeito estufa pela queima da gasolina e do etanol. 108 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Química ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5624 |
metadata.dc.date.issued: | 30-Apr-2021 |
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