Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/561
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Sentidos sobre a fronteira nos discursos regional, nacional e global |
Autor(es): | Pegoraro, Aline |
Primeiro Orientador: | Irala, Valesca Brasil |
Abstract: | Este trabalho busca compreender alguns sentidos atribuídos ao discurso sobre a fronteira. Esses discursos são aqui tratados a partir de um ponto de vista regional, nacional e global. Para isso a pesquisa se efetiva com ênfase em um suporte teórico que compreende questões de globalização, identidade e alteridade, entre outras teorias que contribuem para a realização deste trabalho. O corpus se constitui de propagandas publicitárias da instituição financeira HSBC, do decreto que regulamenta as relações fronteiriças Brasil-Uruguai e de entrevistas semi-estruturadas com moradores da fronteira, realizadas pela pesquisadora Silvia Etel Gutiérrez Botarro. É importante e indispensável pensar a fronteira nesses três âmbitos, pois os mesmos se complementam e se contradizem, apresentam diferentes óticas, mas ao mesmo tempo possuem como eixo central as populações desses locais, onde se instala o chamado “território fronteiriço”. |
Palavras-chave: | Letras Fronteira Globalização Legislação Identidade |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/561 |
Data do documento: | 15-Jul-2011 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras - Português e Espanhol |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SENTIDOS SOBRE A FRONTEIRA NOS DISCURSOS REGIONAL, NACIONAL .pdf | Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Graduada em Letras Português\ Espanhol e respectivas literaturas na Universidade Federal do Pampa | 375.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons