Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/561
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sentidos sobre a fronteira nos discursos regional, nacional e global
Autor(es): Pegoraro, Aline
Primeiro Orientador: Irala, Valesca Brasil
Abstract: Este trabalho busca compreender alguns sentidos atribuídos ao discurso sobre a fronteira. Esses discursos são aqui tratados a partir de um ponto de vista regional, nacional e global. Para isso a pesquisa se efetiva com ênfase em um suporte teórico que compreende questões de globalização, identidade e alteridade, entre outras teorias que contribuem para a realização deste trabalho. O corpus se constitui de propagandas publicitárias da instituição financeira HSBC, do decreto que regulamenta as relações fronteiriças Brasil-Uruguai e de entrevistas semi-estruturadas com moradores da fronteira, realizadas pela pesquisadora Silvia Etel Gutiérrez Botarro. É importante e indispensável pensar a fronteira nesses três âmbitos, pois os mesmos se complementam e se contradizem, apresentam diferentes óticas, mas ao mesmo tempo possuem como eixo central as populações desses locais, onde se instala o chamado “território fronteiriço”.
Palavras-chave: Letras
Fronteira
Globalização
Legislação
Identidade
Editor: Universidade Federal do Pampa
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/561
Data do documento: 15-Jul-2011
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SENTIDOS SOBRE A FRONTEIRA NOS DISCURSOS REGIONAL, NACIONAL .pdfTrabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Graduada em Letras Português\ Espanhol e respectivas literaturas na Universidade Federal do Pampa375.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons