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Tipo: Dissertação
Título: Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) para estudo das ligações químicas utilizando smartphones
Autor(es): Cunha, Janine Heckler da
Primeiro Orientador: Junges , Fernando
1° Membro da banca: Junges , Fernando
2° Membro da banca: Von Fruhauf , Marcia Firme
3° Membro da banca: Martins , Márcio Marques
Resumo: O presente trabalho iniciou-se a partir da constatação de que o acesso dos estudantes aos dispositivos móveis (smartphones) oportuniza a inserção desses na educação e não é possível impedir essa inclusão. Esses dispositivos, por meio da instalação de aplicativos adquirem diferentes funcionalidades, possibilitando o uso deles em diversas atividades. Os aplicativos são potenciais materiais educacionais, que viabilizam a prática da aprendizagem com mobilidade (mobile-learning). O objetivo desta intervenção pedagógica foi avaliar se a construção e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, para ensinar os conteúdos contextualizados pertinentes à ligação química, com uso de smartphones, poderá contribuir para que ocorra evidências de aprendizagem significativa, reforçando e surpreendendo o aluno para os conteúdos abordados em aula, levando-os à construção de sua aprendizagem. A escolha deste tema se deu devido a sua relevância para o ensino da química, visto que é na aprendizagem deste assunto que os alunos terão embasamento para a compreensão da formação e do comportamento das substâncias e, a partir de aulas contextualizadas, entenderão o papel da química na sociedade atual. O estudo em questão foi desenvolvido à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, com o objetivo de avaliar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa criada para desenvolver a aprendizagem significativa nos alunos participantes. A aplicação foi realizada em uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Bagé/RS. A proposta iniciou com um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, seguido da apresentação do conteúdo de uma forma mais geral, a partir de então, cada assunto foi elaborado de forma mais específica, visando à diferenciação progressiva e à reconciliação integrativa. A análise feita a partir dos resultados obtidos forneceu indícios de aprendizagem significativa, que é o objetivo da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. Conclui-se que o dispositivo sozinho não garante a aprendizagem, é necessário que seja utilizado numa perspectiva que leve em consideração a motivação para aprender, os conhecimentos prévios dos alunos e o material didático produzido que deve ser potencialmente significativo.
Abstract: This present work started from understanding that student’s access to smartphones offer up opportunities to insert them into education situations, and it is not viable to stop that inclusion. These devices, through app’s installation, acquire different functionalities, making possible their use about a variety of activities. The apps are potential educative materials that make viable the mobile learning. This pedagogical intervention target was to evaluate if a development and usability of a Potential Meaningful Educative Unit, able to teach chemical connection contents, with smartphone’s using, would to contribute to approving studies, surprising the students and ensure them for the class contents, guiding them to build their learning approaches. The choice of this topic was due to its relevance to the teaching of chemistry, since it is learning this subject that the students will have a foundation for understanding the formation and behavior of the chemical substances. Starting from contextualized classes, they will understand the role of chemistry in today's society. This study was develop under David Ausubel’s Significant Learning Theory, aiming to evaluate a Potentially Significant Teaching Unit, created to develop meaningful learnings in the participating students. The application was carry out in an elementary public school’s class of 9th grade, in Bage (RS) Brazilian city. The proposal began with a survey of students' previous knowledge, followed by the presentation of the content in a general way, after what each subject was elaborate in a specific way, objecting progressive differentiation and integrative reconciliation. The obtained analysis from the results provided indications of significant learning, which is the purpose of the Potentially Significant Teaching Unit. It is concluded that the device, only by itself, does not guarantee learning, it must be used in a perspective that takes into account student’s motivation to learn, their previous knowledge; also the didactic materials produced must be potentially significant.
Palavras-chave: Unidade de ensino potencialmente significativa
UEPS
Aprendizagem significativa
Ligações químicas
Mobile learning
Potentially significant teaching unit
PSTU
Meaningful learning
Chemical bonds
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Citação: CUNHA, Janine Heckler da .Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) para estudo das ligações químicas utilizando smartphones.248f.: il. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5600
Data do documento: 26-Jun-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

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