???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5593
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Alves, Elenilson Freitas | - |
dc.creator | Geissler, Cristiane Fonseca | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-27T20:03:14Z | - |
dc.date.available | 2021-05-25 | - |
dc.date.available | 2021-05-27T20:03:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-26 | - |
dc.identifier.citation | GEISSLER, Cristiane Fonseca. Pílula anticoncepcional: uma proposta de sequência didática com enfoque cts aplicada no ensino de química. 119 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Química ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5593 | - |
dc.description.abstract | This work presents a Didactic Sequence with the theme "Contraceptive Pill". This Didactic Sequence was applied in a class of ten undergraduates of the Chemistry course of the Federal University of Pampa, with online exhibition classes in a pandemic period. The objective of this work is to investigate a Didactic Sequence, from the application of the approach of the theme "Contraceptive Pill" in the teaching of Chemistry, in order to enable a better understanding of chemical concepts allied to the proposed theme. During the application of the Didactic Sequence, the theme and proposition of the problem situation were presented. Then, there was the introduction on the theme as well as the questions and concepts that encompass it. In its third part, there was the promotion of a debate, with CTS focus, and the use of the problem situation. At the end of the Didactic Sequence, there was the application of a playful game that addressed the organic functions in relation to the theme with natural and synthetic hormones. With the application of the Didactic Sequence, by the results obtained throughout it in its four parts, it was concluded that its use, combined with different teaching methodologies employed, made the undergraduates could reflect critically on their lives according to the reports brought on the theme. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Pílula anticoncepcional | pt_BR |
dc.subject | CTS | pt_BR |
dc.subject | Didactic Sequence | pt_BR |
dc.subject | Contraceptive pill | pt_BR |
dc.title | Pílula anticoncepcional: uma proposta de sequência didática com enfoque cts aplicada no ensino de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Von Frühauf Firme, Márcia | - |
dc.contributor.referee1 | Alves, Elenilson Freitas | - |
dc.contributor.referee2 | Lindemann, Renata Hernandez | - |
dc.contributor.referee3 | Camacho, Leandro Rosa | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma Sequência Didática, com a temática ―Pílula Anticoncepcional‖. Essa Sequência Didática foi aplicada em uma turma de dez licenciandos do curso de Química da Universidade Federal do Pampa, contando com aulas expositivas on-line em um período de pandemia. O trabalho tem por objetivo investigar uma Sequência Didática, a partir da aplicação da abordagem da temática ―Pílula Anticoncepcional‖ no ensino de Química, a fim de possibilitar uma melhor compreensão dos conceitos químicos aliados ao tema proposto. Durante a aplicação da Sequência Didática, apresentou-se a temática e a proposição da situação problema. Após, houve a introdução sobre a temática assim como, as questões e conceitos que a englobam. Em sua terceira parte, houve a promoção de um Debate, com enfoque CTS e a utilização da situação problema. Na finalização da Sequência Didática, houve a aplicação de um jogo lúdico que abordou sobre as funções orgânicas em relação a temática com os hormônios naturais e sintéticos. Com a aplicação da Sequência Didática, pelos resultados obtidos ao longo da mesma em suas quatro partes, concluiu-se que com a utilização sua utilização, aliada a diferentes metodologias de ensino empregadas, fez com que os licenciandos pudessem refletir criticamente em suas vidas conforme os relatos trazidos sobre a temática. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Química |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
TCC___Cristiane_Geissler_2020_2.pdf | 3.8 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???