???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5583
Tipo: | Dissertação |
metadata.dc.title: | Uma visita ao planetário da Unipampa em três momentos pedagógicos: promovendo a alfabetização científica |
Autor(es): | Almeida, Milena Galvani Rodrigues de |
Primeiro Orientador: | Marranghello, Guilherme Frederico |
Coorientador: | Dorneles, Pedro Fernando Teixeira |
1° Membro da banca: | Marranghello , Guilherme Frederico |
2° Membro da banca: | Sasseron, Lúcia Helena |
3° Membro da banca: | Cicuto, Camila Aparecida Tolentino |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma Pesquisa-Ação a qual ocorreu em parceria com o Planetário da Unipampa em Bagé devido a uma demanda que surge na equipe diretiva do planetário sobre a realização de atividades que promovam a Alfabetização Científica, através de ações desenvolvidas antes e durante a visitação escolar. Ao escolhermos, como referencial de Alfabetização Científica, os trabalhos de Sasseron e Carvalho que, por sua vez, a fundamentam em Paulo Freire, optamos por desenvolver atividades organizadas nos Três Momentos Pedagógicos que fazem uso do mesmo referencial. Neste trabalho utilizamos uma sessão de planetário sobre Mudanças Climáticas, estabelecendo relação com o recente aumento das queimadas na Amazônia, com a poluição gerada nas usinas termoelétricas e com a criação extensiva de gado. Para avaliar se as atividades apresentaram potencial para promover a Alfabetização Científica, utilizamos a Teoria da Argumentação de Toulmin e os Indicadores de Alfabetização Científica propostos por Sasseron. Devido a pandemia da COVID-19, as atividades ocorreram de forma online através do Google Classroom com uma temática atual e de extrema relevância mundial, o trabalho propiciou o engajamento por parte da professora de ciências e as atividades mostraram-se significativas para promoção da Alfabetização Científica, bem como a participação e interesse dos alunos. |
Abstract: | This paper presents an Action Research that took place in partnership with the Unipampa Planetarium in Bagé, due to a demand that arises in the planetarium directive team on the performance of activities that promote Scientific Literacy, through actions developed before and during school visitation. By choosing, as a reference of Scientific Literacy, the works of Sasseron and Carvalho, which, in turn, base it on Paulo Freire, we chose to develop activities organized in the Three Pedagogical Moments that make use of the same reference. In this work we used a planetarium session on Climate Change, establishing a relationship with the recent increase in fires in the Amazon, with the pollution generated in thermoelectric plants and with the extensive livestock breeding. To evaluate whether the activities presented potential to promote Scientific Literacy, we used Toulmin's Theory of Argumentation and the Scientific Literacy Indicators proposed by Sasseron. Due to the COVID-19 pandemic, the activities took place online through Google Classroom. With an actual theme and of great worldwide relevance, this work promoted the engagement of the science teacher and the activities proved significant for promoting Scientific Literacy, as well as the participation and interest of students. |
metadata.dc.subject: | Alfabetização Científica Planetário Mudanças Climáticas Aquecimento global Scientific Literacy Planetary. Climate Change Global Warming |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
metadata.dc.identifier.citation: | ALMEIDA, Milena Galvani Rodrigues de. Uma visita ao planetário da Unipampa em três momentos pedagógicos: promovendo a alfabetização científica147f.: il. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5583 |
metadata.dc.date.issued: | 18-Dec-2020 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Prod._Edu._Milena_Almeida_2020.pdf | 95.95 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? | |
Dissertação versão final para cd.pdf | 3.48 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???