Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5581
Tipo: | Dissertação |
Título: | Popularização da ciência : o ensino de física em comunidades rurais |
Autor(es): | Machado, Fernando Oliveira |
Primeiro Orientador: | Hartmann, Ângela Maria |
1° Membro da banca: | Hartmann, Ângela Maria |
2° Membro da banca: | Brum, Rafhael Werlang |
3° Membro da banca: | Sawerwein, Inés Prieto Schimidt |
4° Membro da banca: | Dorneles, Pedro Fernando Teixeira |
Resumo: | A popularização da ciência é uma ação cultural reflexiva e comunicativa que busca difundir a ciência entre pessoas que têm pouco acesso ao conhecimento científico e tecnológico. Apresenta-se neste trabalho uma investigação realizada com moradores de uma comunidade rural em que se realizou uma ação de popularização da ciência. A investigação partiu da seguinte indagação: De que modo uma ação de popularização da ciência, especificamente voltada aos conhecimentos da Física, contribui para esclarecer cientificamente fatos cotidianos em uma comunidade rural? As bases teóricas deste trabalho fundamentaram-se nos conceitos de popularização da ciência, espaços não formais de educação e na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Com a intenção de compartilhar saberes científicos e tecnológicos com moradores de uma comunidade rural, esse trabalho apresenta a elaboração, implementação e análise de uma ação de popularização da ciência no formato de três oficinas pedagógicas. Para isso, em um primeiro momento realizou-se uma pesquisa exploratória em uma comunidade rural quilombola, da cidade de Caçapava do Sul, sobre as concepções de seus moradores sobre as temáticas: segurança no trabalho, saúde e comunicação. A partir disso, construiu-se uma proposta didática no formato de três oficinas em que foram abordadas situações cotidianas dessa comunidade observando as temáticas escolhidas previamente. Os dados, obtidos a partir dos diálogos entre os participantes e o pesquisador, durante as oficinas, foram reunidos por meio de gravações em áudio, transcritos na íntegra e analisados segundo os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Este trabalho de popularização da ciência mostrou-se capaz de contribuir para esclarecer cientificamente fatos cotidianos de moradores da comunidade rural participante. Os resultados da pesquisa sobre a participação dos moradores nas atividades propostas e o diálogo realizado com o pesquisador registraram a ocorrência de mudanças de hábitos e um melhor entendimento acerca do papel da ciência e da tecnologia em suas ações cotidianas. O produto educacional dessa dissertação é um e-book, disseminável entre educadores e interessados na popularização da ciência. |
Abstract: | The popularization of science is a reflexive and communicative cultural action that seeks to spread science among people who have little access to scientific and technological knowledge. This work presents an investigation carried out with residents of a rural community in which an action to popularize science was carried out. The investigation started from the following question: How does an action to popularize science, specifically focused on the knowledge of Physics, contribute to scientifically clarify everyday facts in a rural community? The theoretical bases of this work were based on the concepts of popularization of science, non-formal spaces of education and on David Ausubel's theory of significant learning. With the intention of sharing scientific and technological knowledge with residents of a rural community, this work presents the elaboration, implementation and analysis of an action to popularize science in the format of three pedagogical workshops. For this, at first, an exploratory research was carried out in a quilombola rural community, in the city of Caçapava do Sul, on the concepts of its residents on the themes: work safety, health and communication. From this, a didactic proposal was constructed in the format of three workshops in which everyday situations of this community were approached, observing the themes previously chosen. The data, obtained from the dialogues between the participants and the researcher, during the workshops, were gathered through audio recordings, transcribed in full and analyzed according to the assumptions of the Discursive Textual Analysis. This work of popularizing science proved to be able to contribute to scientifically clarifying everyday facts of residents of the participating rural community. The results of the research on the participation of residents in the proposed activities and the dialogue carried out with the researcher registered the occurrence of changes in habits and a better understanding of the role of science and technology in their daily actions. The educational product of this dissertation is an e-book, disseminable among educators and interested in the popularization of science. |
Palavras-chave: | Popularização da ciência Educação não formal Ensino de física Comunidades rurais Popularization of sciences Non formal education Physics teaching Rural communities |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Citação: | MACHADO, Fernando Oliveira. Popularização da ciência : o ensino de física em comunidades rurais. 66f. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5581 |
Data do documento: | 11-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIS Fernando Machado 2020.PDF.pdf | 3.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Prod. Educ. Fernando Machado 2020.pdf | 17.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.