Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5574
Tipo: | Dissertação |
Título: | A família e a escola: desafios e aproximações com a turma 13 da EMEF Presidente João Goulart |
Autor(es): | Calvete, Márcia Silva |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Ana Cristina da Silva |
1° Membro da banca: | Rodrigues, Ana Cristina da Silva |
2° Membro da banca: | Moura, Patrícia dos Santos |
3° Membro da banca: | Selbach, Paula Trindade da Silva |
4° Membro da banca: | Freitas, Ana Lúcia Souza de |
metadata.dc.contributor.referee5: | Werle, Flávia Obino |
Resumo: | Este Relatório Crítico-Reflexivo é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo promover a parceria entre família, escola e o 1º ano, possibilitando a melhoria da aprendizagem. Foi realizado um diagnóstico inicial utilizando como instrumentos as atas da escola (de reuniões gerais, de reuniões com os pais do 1º ano e de entrega de boletins) e também foram realizadas entrevistas com as famílias. A análise documental das atas foi embasada em Lüdke e André (1986) e as entrevistas estruturadas foram segundo Gil (2011). A metodologia utilizada foi a intervenção pedagógica de acordo com Damiani et al.(2013) e Pereira (2012). No referencial teórico metodológico foram utilizados os seguintes autores Vygotsky (1987), Leontiev (2003), Santos e Vieira (2006), Nascimento (2007), Barbato (2008), Freire(2007), Saviani (1996),Tedesco (2002), Narodowski (2006), Parolin (2003), Freddo(2004), Cortella (2017), Paro (2002), Barroso (2013) e Tavares (1996) para dar um maior embasamento e sustentação ao trabalho de pesquisa. Para análise dos resultados após a intervenção foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados: diário de campo, filmagem e fotografia. Foram planejados e executados cinco encontros para conseguir integrar melhor a família e os alunos da turma 13 dentro do ambiente escolar. O relatório foi concluído tento um resultado muito grande e significativo, pois conseguiu-se com que as famílias dos alunos da turma do primeiro ano ficassem mais próximas da escola e principalmente participando de atividades importantes na vida escolar dos filhos. |
Abstract: | This Critical-Reflective Report is the result of research that aimed to promote the partnership between family, school and the 1st year, enabling the improvement of learning. An initial diagnosis was made using the school's minutes (of general meetings, meetings with parents of the 1st year and delivery of newsletters) as instruments, and interviews with families were also carried out. The documentary analysis of the minutes was based on Lüdke and André (1986) and the structured interviews were according to Gil (2011). The methodology used was the pedagogical intervention according to Damiani et al. (2013) and Pereira (2012). In the theoretical and methodological framework the following authors were used Vygotsky (1987), Leontiev (2003), Santos and Vieira (2006), Nascimento (2007), Barbato (2008), Freire (2007), Saviani (1996), Tedesco (2002), Narodowski (2006), Parolin (2003), Freddo (2004), Cortella (2017), Paro (2002), Barroso (2013) and Tavares (1996) to give greater support and support to the work of search. To analyze the results after the intervention, the following instruments were used for data collection: field diary, filming and photography. Five meetings were planned and carried out to better integrate the family and students of class 13 within the school environment. The report was concluded with a very large and significant result, as it was achieved that the families of the students in the first year class were closer to the school and mainly participating in important activities in their children's school life. |
Palavras-chave: | Família Escola Alunos Family School Students |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citação: | CALVETE, Márcia Silva. A família e a escola: desafios e aproximações com a Turma 13 da EMEF Presidente João Goulart. 128 f. 2020. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5574 |
Data do documento: | 23-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarciaSilvaCalvete2021.pdf | Márcia Silva Calvete 2021 | 4.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.