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Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada de professores : proposições para o ensino de ciências da natureza nos anos iniciais
Autor(es): Machado, Jéssica da Rosa
Primeiro Orientador: Cicuto, Camila Aparecida Tolentino
Coorientador: Junqueira, Sonia Maria da Silva
1° Membro da banca: Cicuto , Camila Aparecida Tolentino
2° Membro da banca: Junqueira, Sonia Maria da Silva
3° Membro da banca: Dorneles, Pedro Fernando
4° Membro da banca: Pazinato, Mauricius Selvero
Resumo: Ensinar Ciências nos anos iniciais requer dos professores polivalentes embasamento teórico metodológico que na maioria das vezes, não são oferecidos nos cursos de formação inicial. A literatura aponta uma deficiência no ensino, pelo fato dos professores não possuírem formação específica na área, dificultando a atuação desses profissionais. A presente pesquisa tem como objetivo propor e avaliar um curso de formação continuada voltado ao Ensino de Ciências da Natureza para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foi desenvolvido um curso de extensão que foi estruturado com a perspectiva de responder as seguintes interrogações: O que ensinar? Por que ensinar? Como ensinar? e Como avaliar? A coleta dos dados contemplou a análise do (1) perfil, (2) desafios para ensinar Ciências nos anos iniciais, (3) modelo didático adotado pelos professores antes e depois da intervenção pedagógica e (4) avaliação do curso de formação continuada. O curso contou com a participação voluntária de doze professoras polivalentes, as quais foram os sujeitos dessa pesquisa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários, além das sequências didáticas elaboradas pelas professoras no início e ao longo do curso. A investigação, nesse estudo, é de natureza qualitativa (análise de conteúdo e nuvem de palavras), quanto aos procedimentos técnicos utilizou-se a pesquisa do tipo intervenção pedagógica. Os resultados obtidos indicaram que, as atividades e discussões abordadas no curso de extensão foram fundamentais para que todas as participantes modificassem de alguma maneira seus modelos didáticos em nível de planejamento. Através da avaliação do curso também verificamos um impacto positivo, que consequentemente refletirá na prática docente das professoras. Com essa perspectiva de pesquisa, espera-se contribuir com a melhoria da qualidade da prática docente, visando um ensino que objetive a promoção da Alfabetização Científica em Ciências da Natureza e, por conseguinte, a formação para o exercício da cidadania.
Abstract: Teaching Science in the early years requires multipurpose teachers to have a theoretical and methodological basis that most of the time, are not offered in initial training courses. The literature points to a deficiency in teaching, due to the fact that teachers do not have specific training in the area, making it difficult for these professionals to act. This research aims to propose and evaluate a continuing education course aimed at the Teaching of Natural Sciences for teachers of the early years of Elementary School. For this, an extension course was developed that was structured with the perspective of answering the following questions: What to teach? Why teach? How to teach? and How to evaluate? Data collection included the analysis of (1) profile, (2) challenges to teach Science in the early years, (3) didactic model adopted by teachers before and after the pedagogical intervention and (4) evaluation of the continuing education course. The course had the voluntary participation of twelve multipurpose teachers, who were the subjects of this research. As instruments for data collection, questionnaires were used, in addition to the didactic sequences prepared by the teachers at the beginning and throughout the course. The investigation, in this study, is of a qualitative nature (content analysis and word cloud), as for technical procedures, pedagogical intervention research was used. The results obtained indicate that the activities and discussions covered in the extension course were fundamental for all participants to modify their didactic models in some way in the planning level. Through the evaluation of the course we also verified a positive impact, which consequently will reflect on the teaching practice of the teachers. With this research perspective, it is expected to contribute to improving the quality of teaching practice, aiming at teaching that aims to promote Scientific Literacy in Natural Sciences and, therefore, training for the exercise of citizenship.
Palavras-chave: Ciências da natureza
Anos iniciais
Formação de professores
Alfabetização científica
Ensino fundamental
Natural Sciences
Initial years
Teacher training
Scientific literacy
Elementary school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citação: MACHADO, Jéssica da Rosa. Formação continuada de professores : proposições para o ensino de ciências da natureza nos anos iniciais. 117 f.: il. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5567
Data do documento: 29-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino

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