???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5559
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Moreira, Betina Loitzenbauer da Rocha | - |
dc.creator | Domingues, Fernando Murussi | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-10T16:21:41Z | - |
dc.date.available | 2021 | - |
dc.date.available | 2021-05-10T16:21:41Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | DOMINGUES, Fernando Murussi. Concepções de professores sobre o desenvolvimento das ações de prevenção em saúde bucal em um município da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. 67 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5559 | - |
dc.description.abstract | The school is the ideal place for educational-preventive programs in oral health, as it brings together children in the receptive age group to adopt these measures. It is also at school that the child spends a good part of his time and has the teacher as an example, being the ideal partnership with the dentist to reinforce information about oral health. In this sense, this study aimed to understand the conceptions of teachers from the 1st to the 4th year of elementary school on the development of preventive actions in oral health in a municipality in the western region of Rio Grande do Sul. This is a qualitative research of the exploratory type and descriptive with content analysis. The study subjects were all teachers from the 1st to the 4th year of the municipal public school who joined the School Health Program, making a total of 19 teachers. When collecting data, the teachers answered questions related to their personal and professional profile and an interview was carried out about the work with the oral health theme in the classroom. As main results, shown if 16 teachers discuss the subject of oral health in the classroom with guidance, however, only eight practice a supervised brushing action with their students. Regarding the work facilities or oral health theme in the classroom, the participants mentioned or oral hygiene facts are part of the students' routine at school and the interests practiced by brushing practice, as well as instructions for dentist surgery in the classroom school. However, the mentioned difficulties were related to the lack of physical structure of the school, lack of support for families, little time for the development of actions in the classroom, lack of training for education professionals and support material related to oral health. Teachers suggest to perfect the work developed at school, a higher frequency of dental surgeons at school and guidance for families, improvements in the school's physical structure, investment in instructional methods and resources, as well as specific training on the topic. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Saúde bucal | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Oral Health | pt_BR |
dc.subject | Teachers | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | pt_BR |
dc.subject | Educação em ciências | pt_BR |
dc.subject | Science education | pt_BR |
dc.title | Concepções de professores sobre o desenvolvimento das ações de prevenção em saúde bucal em um município da fronteira oeste do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.title.alternative | Título em inglês Teachers' conceptions about the development of oral health prevention actions in a municipality on the west border of Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3234204198278579 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7263325437834001 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | A escola é o local ideal para programas educativos-preventivos em saúde bucal, pois reúne crianças em faixa etária receptiva a adoção dessas medidas. É na escola também, que a criança passa boa parte do seu tempo e tem o professor como exemplo, sendo a parceria ideal com o cirurgião-dentista no reforço das informações sobre saúde bucal. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo conhecer as concepções dos professores de 1o ao 4o ano do ensino fundamental sobre o desenvolvimento das ações de prevenção em saúde bucal em um município da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e descritiva. Os sujeitos do estudo foram todos os professores do 1o ao 4o ano de escolas da rede pública municipal que aderiram ao Programa Saúde na Escola, perfazendo um total de 19 professores. Na coleta de dados, os professores responderam perguntas relacionadas ao perfil pessoal e profissional e foi realizada uma entrevista sobre o trabalho com o tema saúde bucal em sala de aula. Como principais resultados, destaca-se que 16 professores abordavam o tema saúde bucal em sala de aula através de orientações, no entanto apenas oito praticavam a ação de escovação supervisionada com seus alunos. Com relação às facilidades em trabalhar o tema saúde bucal em sala de aula, os participantes mencionaram o fato da higiene bucal fazer parte da rotina dos alunos na escola e o interesse destes pela prática da escovação, como também, as orientações do cirurgião-dentista na escola. No entanto, às dificuldades mencionadas estavam relacionadas à falta de estrutura física da escola, a falta de apoio das famílias, ao pouco tempo destinado para desenvolver as ações em sala de aula, a falta de capacitação para os profissionais da educação e de material de apoio relativos à saúde bucal. Os professores sugerem para aperfeiçoar o trabalho desenvolvido na escola, maior frequência do cirurgião-dentista na escola e orientações deste para as famílias, melhorias na estrutura física da escola, investimento em métodos e recursos instrucionais, bem como formação específica sobre o tema. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Uruguaiana | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
FERNANDA MURUSSI DOMINGUES.pdf | 746.57 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???