???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5543
Tipo: | Dissertação |
metadata.dc.title: | O ensino de ambiente e saúde em escolas públicas inseridas em diferentes contextos no município de Alegrete, RS |
metadata.dc.title.alternative: | The teaching of environment and health in public schools inserted in different contexts in the municipality of Alegrete, RS |
Autor(es): | Machado Filho, Márcio da Mota |
Primeiro Orientador: | Pessano, Edward Frederico Castro |
Resumo: | A relação do Meio Ambiente e Saúde é de reconhecida importância mundial e com o decorrer das décadas, avanço da ciência e do conhecimento, esta relação mais se aproxima e se consolida dentro das diversas sociedades. Nesse contexto, um novo paradigma se estabelece no campo da saúde pública, o qual busca ressignificar conceitos e perspectivas sobre a vinculação do meio ambiente e a saúde, bem como a sua influência na qualidade de vida das pessoas. No ano de 1946, potencializando o novo paradigma que estava em construção sobre a saúde, a OMS definiu a mesma como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade. A partir disso, diversos eventos internacionais e nacionais que visavam a qualidade de vida, centraram-se em definir os fatores condicionantes para a manutenção da saúde, incluindo a condição ambiental e sanitária, status econômico e social da população, estabelecendo estratégias para alcançar a equidade de direitos fundamentais para uma vida digna e saudável. Uma das estratégias foi instruir aos países a elaboração de políticas que integrassem estes assuntos no desenvolvimento educacional, onde, no Brasil, foi estabelecida a Política Nacional de Educação Ambiental, além da inclusão dos temas meio ambiente e saúde como temas transversais nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Desde 2018 o cenário brasileiro integrou novos documentos normativos educacionais, sendo eles a Base Nacional Comum Curricular e seus respectivos referenciais curriculares estaduais, tendo como objetivo fornecer conteúdos curriculares essenciais a serem desenvolvidos nas diferentes áreas de conhecimento, em todos as redes de ensino do país, respeitando as características regionais. Portanto, o presente estudo teve como principal objetivo analisar as concepções e a abordagem sobre a temática ambiente e saúde nos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas inseridas em diferentes contextos do município de Alegrete-RS, bem como as diretrizes para com essas temáticas em importantes documentos orientadores educacionais. A metodologia da presente pesquisa é caracterizada como qualitativa, exploratória e descritiva, que utiliza de técnicas de pesquisa documental, delineada por um estudo de caso. Para esta pesquisa, foram selecionadas 4 escolas municipais, determinadas aleatoriamente, porém, que estivessem localizadas em contextos socioambientais distintos, envolvendo a participação de estudantes e professores(as ) de todas as áreas de conhecimento, do 9o ano do ensino fundamental. O instrumento de coleta de dados consistiu em um questionário semiestruturado, adaptado ao método de survey, contendo questões abertas e fechadas sobre a temática da pesquisa, onde, para questões abertas foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). O estudo diagnosticou que o ensino de ambiente e saúde não está sendo promovido e abordado de forma eficiente nos documentos orientadores educacionais analisados, sendo a temática na maioria das vezes negligenciada ou limitada em suas versões desvinculadas. A falta de clareza na vinculação da temática em documentos orientadores, como também na formação inicial e continuada de professores, considerando sua transversalidade, resultou em concepções confusas dos atores sociais, bem como uma abordagem limitada, desvinculada e descontextualizada. Desta forma sugere-se novas investigações relacionadas ao tema, inclusive com o desenvolvimento de ações voltadas ao Desenvolvimento Profissional Docente, buscando qualificar a práxis e assim contribuir com o processo formativo dos estudantes. |
Abstract: | The relation between Environment and Health is of worldwide importance and over the decades advances in science and knowledge made this relation closer and consolidated within different societies. In this context, a new paradigm is established in the field of public health, which seeks to reframe concepts and perspectives on the link between the environment and health, as well as its influence on people's quality of life. In 1946, the WHO defined health as a state of complete physical, mental and social well-being, and not just as the absence of disease or illness, potentiating the new paradigm that was under construction. From this, several international and national events that aimed at quality of life, focused on defining the conditioning factors for the maintenance of health, including the environmental and sanitary condition, economic and social status of the population, establishing strategies to achieve fundamental rights equity for a dignified and healthy life. One of the strategies was to instruct countries to elaborate policies that integrate these issues in educational development, where, in Brazil, the National Environmental Education Policy was established, in addition to the inclusion of environment and health themes as transversal themes in the National Curriculum Parameters. Since 2018, the Brazilian education scenario has integrated new educational normative documents, which are the Common National Curriculum Base and their respective state curricular references, aiming to provide essential curricular content to be developed in the different areas of knowledge, in all education networks in the country, respecting regional characteristics. Therefore, the present study had as main objective the conceptions and the approach analysis on the environment and health thematic in public middle schools inserted in different contexts at Alegrete-RS, as well as the guidelines for these themes in importante educational guiding documents. The research methodology is characterized as qualitative, exploratory and descriptive, which uses documentary research techniques, outlined by a case study. For this research, 4 municipal schools were randomly selected and located in different socio-environmental contexts, involving the participation of students and teachers from all areas of knowledge from the 9th grade of middle school. The data collection instrument consisted of a semi-structured questionnaire, adapted to the survey method, containing open and closed questions on the research theme, in which for open questions, Bardin's contente analysis technique (2016) was used. The study diagnosed that the teaching of environment and health is not being promoted and addressed efficiently in the educational guiding documents analyzed, with the theme being mostly neglected or limited in its unrelated versions. The lack of clarity in linking the themes in guiding documents, as well as in the initial and continuing education of teachers, considering its transversality, resulted in confusing conceptions of social actors, as well as a limited, disconnected and decontextualized approach. |
metadata.dc.subject: | Meio ambiente Saúde Qualidade de vida Ensino fundamental Environment Health Quality of life Elementary school Alegrete |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
metadata.dc.identifier.citation: | MACHADO FILHO, Márcio da Mota. O ensino de ambiente e saúde em escolas públicas inseridas em diferentes contextos no município de Alegrete, RS. 124p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5543 |
metadata.dc.date.issued: | 2021 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
MÁRCIO DA MOTA MACHADO FILHO.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???