???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5542
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: O meio ambiente como conteúdo nos cursos de graduação: uma abordagem documental e a praxis docente no campus Uruguaiana-Unipampa
metadata.dc.title.alternative: The environment as content in undergraduate courses: a documentary approach and teaching praxis on the Uruguaiana-Unipampa campus
Autor(es): Demarchi, Marciana
Primeiro Orientador: Querol, Marcus Vinícius Morini
Resumo: A preocupação com questões ambientais tem envolvido diversas dimensões e ações globais nas últimas décadas, tanto que a temática ambiental está sendo inserida nos processos educativos das universidades, almejando que sua presença seja pertinente na formação de profissionais-cidadãos. Esta pesquisa teve como objetivo identificar se a temática do meio ambiente (MA) está presente e/ou articulada nos currículos formais e não formais dos oito cursos de graduação da Universidade Federal do Pampa do Campus Uruguaiana, bem como identificar seus desafios na práxis docente. Trata-se de uma pesquisa exploratória, desenvolvida em três etapas, através de análise documental e bibliográfica, construída nos pressupostos teóricos de uma abordagem quali-quanti junto aos docentes do campus. Nas duas primeiras fases, os Projetos Pedagógicos (PPC) dos cursos de graduação disponíveis nas páginas website foram acessados para averiguar em alguns fragmentos destes, a existência de palavras relacionadas direta ou indiretamente ao MA, segundo descritores previamente estabelecidos através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os resultados das duas primeiras fases foram tabulados em planilhas e organizados para verificação das relações entre si, possibilitando interpretações. Na sequência, foi utilizado o software GraphPad Prism versão trial para confecção dos gráficos. Na terceira fase, foi aplicado um questionário eletrônico aos docentes do Campus Uruguaiana (n=153), com o intuito de verificar se a temática ambiental esteve presente durante a formação pregressa dos docentes, bem como se é abordada na prática dos mesmos nos componentes curriculares (CC) formais e não formais, sobretudo de maneira transversal e interdisciplinar, e, ainda, saber das dificuldades, dos desafios para a incorporação da educação ambiental (EA). Os resultados obtidos nas duas primeiras fases indicam que a temática aparece de forma muito modesta e pouco valorizada na maioria dos PPC dos cursos de graduação, apresentando graus diferenciados de preocupação com o MA, cumprindo minimamente, o que determina a Lei 9.795/99. Os cursos que apresentam maior preocupação com a EA foram Ciências da Natureza, Aquicultura e Medicina Veterinária. Os resultados da terceira fase apontam que os docentes sabem que a temática do MA é pertinente e relevante na formação dos egressos e da importância de cuidar dos recursos naturais, trazendo essa consciência principalmente de suas experiências pessoais e acadêmicas e, de uma forma menos representativa de sua vida profissional. Observamos que a temática é abordada através dos CC e das atividades de pesquisa, ensino e extensão, sobretudo por esta última. Por outro lado, alguns educadores não se sentem totalmente preparados e até mesmo motivados para conduzi-la, ressaltando a obrigatoriedade institucional para capacitar seus docentes para trabalharem a EA. A partir dos dados gerados por esta pesquisa, espera-se fomentar a discussão de uma política que dê suporte a adequações ou reestruturações dos currículos formais de graduação do Campus Uruguaiana e suas aplicações para qualificar a formação ambiental dos acadêmicos.
Abstract: The concern about environmental issues has been involved in several dimensions and global actions in the last decades, such as ecological themes are being incorporated in education processes at the universities, in order, its presence be pertinent in the formation of citizens professionals. This work had as the main objective identify if the theme of the environment (TE) is present or articulated in formal or unformal curricula of the eight courses of undergraduate of the Federal University of Pampa, Campus Uruguaiana, as well as identify their challenges in docent praxis. It is an exploratory research, developed in three stages, through documentary and bibliographic analysis, built on the theoretical assumptions of a qualitative and quantitative approach to teachers on campus. In the two initial phases, the Pedagogic Projects of the Undergraduate Courses (PPC) available in sites of own university were accessed to check the existence of words related directly or indirectly to TE, according to descriptors previously established through the Virtual Library in Health (VLH). The results of the first two phases were tabulated in spreadsheets and organized to check the relationships between them, enabling interpretations. Then, the software GraphPad Prism trial version was used to make the graphics. In the third phase, it was applicated an electronic questionnaire to all docents from Campus Uruguaiana (n=153), intending to verify if the TE was presente during the progressive formation of the docents, as well as if it is aborded in their praxis in the disciplines from the formal and informal curricula, in a special way as transversal and interdisciplinary. Additionally, to know about the difficulties and challenges to incorporate the environment education (EE). The results from the two initial phases indicate that the theme is present modestly and few valorized in the most of PPC, showing different levels of concern with the environment, fulfilling minimally what determine the law 9,795/99. The courses that showed major preoccupation with TE were Nature Sciences, Technology in Aquiculture and Veterinary Medicine. The results from the third phase point out that docentes know that TE is pertinent in the formation of their students and the need to care for natural resources. They bring this conscious mainly of their both individual and academic experiences. And, minor representative, form their professional life. We observed that TE is addressed through the disciplines and the activities of research, teaching, and extension, about everything by the last one. On the other hand, some docents did not fell totally prepared or even motivated to minister the TE, emphasizing the institutional obligation to capacitate its docents to work with TE. Taking all data together, we expect to cooperate with the discussion of the politic that supports the adequation or restructuring of formal curricula of undergraduate courses from Campus Uruguaiana. Additionally, we expect to cooperate with the application of TE to qualify the environment-conscious of its students.
metadata.dc.subject: Meio ambiente
Cursos de graduação
Praxis docente
Environment
Undergraduate courses
Praxis teaching
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
metadata.dc.identifier.citation: DEMARCHI, Marciana. O meio ambiente como conteúdo nos cursos de graduação: uma abordagem documental e a praxis docente no campus Uruguaiana-Unipampa. 104 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5542
metadata.dc.date.issued: 2020
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MARCIANA DEMARCHI ATE 2023.pdf
Restrito até 2024-12-31
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