Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5506
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Necessidades de cuidado em educação em saúde de estudantes adolescentes na ótica de professores |
Título(s) alternativo(s): | Care needs in health education of adolescent students from the perspective of teachers |
Autor(es): | Oliveira, Carla Tatiane Soares de |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Anali Martegani |
Resumo: | A saúde do adolescente foi por muito tempo uma área esquecida pelos profissionais e pelas instituições de saúde por não reconhecerem que os adolescentes possuem características próprias e que passam por muitas transformações. A educação em saúde forma um conjunto de saberes e práticas que tem como princípio a prevenção de doenças e promoção da saúde. Na saúde do escolar, a educação em saúde mostra-se uma importante estratégia a ser realizada na escola, pois tem uma visão integral e multidisciplinar do ser humano, que considera as pessoas em seu contexto familiar, comunitário, social e ambiental. Assim, a promoção de saúde desenvolve conhecimentos, habilidades e destrezas para o autocuidado da saúde e a prevenção das condutas de risco, bem como levar á uma análise sobre os valores, as atitudes, condições sociais e os estilos de vida dos próprios sujeitos envolvidos. Dessa forma, busca-se Identificar as demandas de cuidado em educação em saúde para adolescentes escolares na perspectiva dos educadores já descritos na literatura. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura para responder a seguinte questão: Quais são as necessidades de cuidado em educação em saúde dos adolescentes são apontadas por professores? Foi realizada busca de literatura nas bases de dados LILCAS, BDENF e SCIELO, para identificar artigos publicados no período de 2005 a 2015. Os descritores utilizados foram saúde escolar e docente. Foram incluídos estudos com texto completo disponível, no idioma português. Foram excluídos teses, dissertações, monografias e livros. Os resultados permitiram a identificação de duas categorias que refletem necessidades de cuidado na percepção de professores, as quais foram: Necessidades de saúde na percepção dos professores; dificuldades enfrentadas pelos professores na implementação ações de educação em saúde com os adolescentes. Permitindo identificar as temáticas apontadas por professores e descritas na literatura, dentre as quais se destacaram sexualidade, álcool e drogas. Concluindo-se assim que os professores não se sentem preparados para abordar a educação em saúde na escola, afim de prevenir possíveis agravos de saúde dos adolescentes. |
Abstract: | The adolescent health has long been an area overlooked by professionals and health institutions for not recognizing that teens have their own characteristics and undergo many transformations. Health education forms a set of knowledge and practices whose principle disease prevention and health promotion. Health school, health education shows up an important strategy to be held in the school, because it has a comprehensive and multidisciplinary vision of the human being, which considers people in their family, community, social and environmental context. Thus, health promotion develops knowledge, skills and abilities for self-care of health and the prevention of risk behaviors and take you an analysis of the values, attitudes, social conditions and the lifestyles of those involved subjects themselves. Thus, it seeks to identify the care demands in health education for adolescent students from the perspective of educators already studied. This is a literature integrative review to answer the question: What are the care needs in health education of adolescents are identified by teachers? Literature search was conducted in LILCAS databases BDENF and SCIELO to identify articles published from 2005 to 2015. The descriptors used were school health and teaching. Studies were included with full text available in Portuguese. Theses were excluded, dissertations, monographs and books. The results allowed the identification of two categories that reflect care needs in the perception of teachers, which were: Health needs as perceived by teachers; difficulties faced by teachers in implementing health education interventions with adolescents. Allowing to identify the themes identified by teachers and described in the literature, among which stood out sexuality, alcohol and drugs. Concluding so that teachers do not feel prepared to address health education in school in order to prevent possible health disorders in adolescents. |
Palavras-chave: | Enfermagem Educação em saúde Adolescent health Nursing Health education Saúde do adolescente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Citação: | OLIVEIRA, Carla Tatiane Soares de. Necessidades de cuidado em educação em saúde de estudantes adolescentes na ótica de professores. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5506 |
Data do documento: | 2015 |
Aparece nas coleções: | Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARLA TATIANE SOARES DE OLIVEIRA.pdf | 438.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.