Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5446
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A crítica musical na internet e o contato de usuários com produtos musicais do movimento hiphop
Autor(es): Castro, Eduardo da Silva
Primeiro Orientador: Klein, Eloísa Joseane da Cunha
1° Membro da banca: Beras, César Andre Luiz
2° Membro da banca: Duval, Adriana Ruschel
Resumo: Esta monografia tem como foco apresentar a transformação na maneira como a música é produzida, distribuída e consumida na sociedade contemporânea, tomando o caso do Hip-hop e considerando-se um grupo de consumidores do gênero em São Borja, RS, Brasil. Para analisar tal transformação, realizamos um estudo sobre a produção autônoma musical e a produção autônoma de notícias e críticas no campo da cultural, com analise de sites focados em Hip-hop. Com a análise, buscamos compreender como a produção do jornalismo crítico musical, aliada à nova forma de produzir música, sofre mudanças que acarretam perda de caráter crítico (no sentido de formação do gosto da audiência e de comentário analítico sobre produções musicais). A partir da análise, construímos o questionamento hipotético de que a informação sobre produtos culturai se encaminha para uma nova configuração, saindo das plataformas de produção diretamente para as plataformas de distribuição, apenas indicando onde o leitor deve ir, muitas vezes com base em sistemas algoritmos.
Resumen : This monogRaph focuses on presenting the transformation in the way music is produced, distributed and consumed in contemporary society, taking the case of Hip-hop and considering a group of consumers of the genre in São Borja, RS, Brazil. To analyze this transformation, we conducted a study on the autonomous music production and the autonomous production of news and criticism in the cultural field, with analysis of sites focused on Hip-hop. With the analysis, we seek to understand how the production of music critical journalism, combined with the new way of producing music, has changes that lead to loss of critical role (in the sense of forming the taste of the audience and analytical commentary on music productions). From the analysis, we build the hypothetical question that cultural product information moves into a new configuration from production platforms directly to distribution platforms, only indicating where the reader should go, often based on algorithmic systems.
Palabras clave : Hip-hop (Cultura popular)
Jornalismo
Cultura
Crítica
São Borja (RS)
Hip-hop (Popular Culture)
Journalism
Culture
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : CASTRO, Eduardo da Silva. A crítica musical na internet e o contato de usuários com produtos musicais do movimento hip-hop. 2019. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5446
Fecha de publicación : 4-dic-2019
Aparece en las colecciones: Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Eduardo da Silva Castro 2019 - TCC.pdf2.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.