Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5443
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | As táticas utilizadas pelas pessoas com deficiência visual e auditiva para consumir informações do boletim de Previsão do Tempo do Jornal do Almoço |
Autor(es): | Andrades, Caroline Fonseca |
Primeiro Orientador: | Bonito, Marco Antonio |
1° Membro da banca: | Thier , Roberta Roos |
2° Membro da banca: | Belochio, Vivian de Carvalho |
3° Membro da banca: | Brum, William da Motta |
Resumo: | A presente pesquisa é referente a um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Essa monografia é uma pesquisa de recepção, que busca compreender como Pessoas com Deficiência (PcD) Visual e Auditiva consomem as informações da previsão do tempo do quadro do Jornal do Almoço (JA). Depois de delimitar o tema, que se refere ao boletim meteorológico do JA, apresentamos sua problemática, que está relacionada com a falta de acessibilidade em conteúdos sobre previsão do tempo no telejornalismo, e discorremos de forma sintetizada sobre a ciência meteorológica no Brasil. Também foi feita a problematização teórica conceitual, onde expomos seis conceitos que foram relacionados com o objeto de estudo, alguns deles: meios e mediações de Jesus-Martín Barbero, cidadania comunicativa (MATA, 2006) e acessibilidade comunicativa (BONITO, 2015). Para atingir o objetivo proposto, foi necessário organizar encontros com cinco voluntários e utilizar princípios da técnica de observação participante durante cada reunião. Após realizar essa etapa, buscamos descrever e analisar o campo empírico. |
Resumen : | Esta investigación se refiere a un trabajo de finalización del curso (TCC), realizado en el curso de periodismo de la Universidad Federal de Pampa (Unipampa). Esta monografía es una investigación de recepción que busca comprender cómo las personas con discapacidades visuales y auditivas consumen la información del pronóstico del tiempo de la de Jornal do Almoço (JA). Después de delimitar el tema, que se refiere al informe meteorológico de JA, presentamos su problema, que está relacionado con la falta de accesibilidad en el contenido del pronóstico del tiempo en el periodismo televisivo, y discutimos brevemente la ciencia del clima en Brasil. También se realizó la problematización teórica conceptual, donde expusimos seis conceptos relacionados con el objeto de estudio, algunos de ellos: medios y mediaciones de Jesús-Martín Barbero, ciudadanía comunicativa (MATA, 2006) y accesibilidad comunicativa (BONITO, 2015). Para lograr el objetivo propuesto, fue necesario organizar reuniones con cinco voluntarios y utilizar los principios de la técnica de observación participante durante cada reunión. Después de realizar este paso, buscamos describir y analizar el campo empírico. |
Palabras clave : | Pessoas com deficiência Telejornalismo Televisão - Programas Pessoas com deficiência visual Pessoas com deficiência auditiva Personas con discapacidad Periodismo televisivo |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Citación : | ANDRADES, Caroline. As táticas utilizadas pelas pessoas com deficiência visual e auditiva para consumir informações do boletim de Previsão do Tempo do Jornal do Almoço. 2019. 107 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5443 |
Fecha de publicación : | 4-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Jornalismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caroline Andrades 2019 - TCC.pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.