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dc.contributor.advisor1 | Voss, Dulce Mari da Silva | - |
dc.creator | Lima, Caroline Soares de | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-24T15:32:44Z | - |
dc.date.available | 2021-02-12 | - |
dc.date.available | 2021-03-24T15:32:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-30 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Caroline Soares de. Subjetivações e corporeidades em devir: encenando performances criadoras de conexões entre teatro e ensino. 79 f.: il. 2019. Dissertação ( Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5421 | - |
dc.description.abstract | This dissertation presents the creation of possible connections between theater and teaching inspired by theater workshops of the Os Carlitos Group, held in 2018, in the city of Bagé (RS). The construction of this theme took place through rhizomatic relationships of experiences that I lived learning and teaching theater. I mapped theatrical experiments, territories inhabited by existences and sensitivities, asking: what subjective and corporal creations happen to me and others in theater workshops? How do we invent subjectivities and corporealities in these experiments? What connections between theater and teaching can I invent from the theatrical workshops I have experienced? Questions that led me to study the dramatic and post-dramatic theater from the perspective of the Philosophy of Difference and the Deleuzean line, which allows me to realize the virtuality of the corporealities and subjectivation processes experienced in the performing arts. And from them, think the connections with teaching, from Poststructuralist Theories, especially Foucaultian studies, to argue in defense of the subversion of the agencies that govern bodies and minds, creating lines of escape that move as flows, in curricula and schools, opening possibilities for experiencing the sensitive, perceptual and affective, and producing singularities. In the encounters with these readings and in the course of the experiments there was a flow of ideas and movements of subjectivation and bodies that is immeasurable, an art-magic that does not translate into a few words described here. to be touched by the emotions that transcend writing | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Subjetivação | pt_BR |
dc.subject | Corpos | pt_BR |
dc.subject | Theater | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Subjectivation | pt_BR |
dc.subject | Bodies | pt_BR |
dc.title | Subjetivações e corporeidades em devir: encenando performances criadoras de conexões entre teatro e ensino | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Voss, Dulce Mari da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Zacharias, Pâmela | - |
dc.contributor.referee3 | Camargos, Moacir Lopes de | - |
dc.contributor.referee4 | Jacondino, Eduardo | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Acadêmico em Ensino | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa dissertação apresenta a criação de possíveis conexões entre teatro e ensino inspirada em oficinas de teatro do Grupo Os Carlitos, vivenciadas em 2018, na cidade de Bagé (RS). A construção dessa temática se deu por relações rizomáticas de experiências que vivi aprendendo e ensinando teatro. Cartografei experimentações teatrais, territórios habitados por existências e sensibilidades, ao indagar: que criações subjetivas e corporais acontecem comigo e com os outros nas oficinas de teatro? Como inventamos subjetividades e corporeidades nessas experimentações? Que conexões entre teatro e ensino posso inventar a partir das oficinas teatrais que vivenciei? Questões que me levaram a estudar o teatro dramático e pós-dramático na perspectiva da Filosofia da Diferença e na linha deleuzeana, que me permite perceber a virtualidade das corporeidades e dos processos de subjetivação experimentados nas artes cênicas. E, a partir delas, pensar as conexões com o ensino, apoiada nas Teorias Pós-Estruturalistas, especialmente os estudos foucaultianos, para argumentar em defesa da subversão dos agenciamentos que governam corpos e mentes, e da criação de linhas de fuga que se movem como fluxos, nos currículos e nas escolas, abrindo possibilidades para experimentar o sensível, perceptos e afectos, e produzir singularidades. Aos encontros com essas leituras e no decorrer das experimentações houve um fluir de ideias e movimentos da subjetivação e corpos que é incomensurável, uma arte-magia que não se traduz em poucas palavras aqui ditas, há de se debruçar até a linha final, para deixar-se tocar pelas emoções que transcendem à escrita. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Acadêmico em Ensino |
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DIS Caroline Lima 2019 (1).pdf | 3.51 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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