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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5369
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Compensação ativa de qualidade de energia em MEAS com filtro de kalman e controlador adaptativo por modelo de referência |
Autor(es): | Oliveira, Marielly Quevedo |
Primeiro Orientador: | Stefanello, Márcio |
Resumo: | As aeronaves têm sofrido mudanças com o avanço da tecnologia. Aplicações que antes eram realizadas através dos sistemas mecânico, hidráulico e pneumático tem sido supridas pelo sistema elétrico, levando ao conceito more electric aircraft (MEA). Esta tecnologia implica no aumento de carga elétrica, maior consumo de energia elétrica, maior demanda por geração e qualidade de energia e o aumento de cargas não lineares. Cargas não lineares geram correntes distorcidas, que, por sua vez, comprometem a forma de onda da tensão. Isto pode causar interferências no sistema elétrico de potência, comprometendo a operação segura da aeronave. Nesse sentido, o sistema opera acima dos limites permitidos, podendo ferir pessoas ou danificar equipamentos. Este trabalho traz uma contribuição para a busca de soluções para problemas relacionados a correntes harmônicas e energia reativa que surgem devido as cargas não lineares, através do uso de um filtro ativo de potência paralelo. Para geração das correntes de referência, foi utilizado um filtro de Kalman que apresenta bom desempenho para operar no complexo sistema de potência com variação de frequência. Para rastreamento da referência, foi utilizado um controlador adaptativo com modelo de referência. |
Abstract: | Aircrafts have undergone change with the advancement of technology. Applications that were previously performed trough mechanical, hydraulic and pneumatic systems have been supplied by the electrical system, leading to the more electric aircraft (MEA) concept. This tecnology implies the increase of electric load, more electric power consumption, more generation and energy quality demand, and the increase of nonlinear loads. Nonlinear loads generate distorted currents, which in turn compromise the voltage waveforms. This may cause interferences on the electric power system, compromising the proper operation of the airplane. In this sense, the system operates above the permitted limits, and may injure people or damage equipment. This paper contributes to the search for solutions to the harm related to the harmonic currents and reactive power that arise due nonlinear loads by using a parallel active power filter. For the generation of reference currents, a Kalman filter was used, which presents good performance to operate in the complex power system with frequency variation. For tracking references, it was used an adaptive controller by reference model. |
metadata.dc.subject: | Engenharia elétrica Energia elétrica Sistemas de energia elétrica Electrical engineering Electric power Electric power systems |
CNPQ: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Alegrete |
metadata.dc.identifier.citation: | OLIVEIRA, Marielly Quevedo. Compensação ativa de qualidade de energia em meas com filtro de kalman e controlador adaptativo por modelo de referência. Orientador: Márcio Stefanello. 2020. 82p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Elétrica, Alegrete, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5369 |
metadata.dc.date.issued: | 2-Dec-2020 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Engenharia Elétrica |
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Marielly Quevedo de Oliveira - 2020.pdf | 4.63 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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