Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5311
Tipo: Dissertação
Título: Promovendo a alfabetização científica no ensino médio a partir de questões socio ambientais
Autor(es): Santos, Marco Aurélio Medeiros dos
Primeiro Orientador: Cicuto, Camila Aparecida Tolentino
Coorientador: Lucchese , Márcia Maria
1° Membro da banca: Cicuto, Camila Aparecida Tolentino
2° Membro da banca: Luccese, Márcia Maria
3° Membro da banca: Guaddagnini, Paulo Henrique
4° Membro da banca: Oliveira, Iara Terra de
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver uma intervenção didática com vistas a promover a Alfabetização Científica a partir de temas socioambientais. Para isso, foram explorados como recursos uma cisterna, uma horta, um minhocário e uma composteira. A Alfabetização Científica foi investigada através dos registros dos alunos em portfólios. Além disso, a percepção deles sobre as atividades desenvolvidas foi verificada através de um questionário com perguntas abertas. A análise dos dados contemplou uma abordagem qualitativa através da análise de conteúdo e nuvens de palavras com a ferramenta Tagul. Os resultados evidenciam que a proposta contribuiu para a promoção da Alfabetização Científica através de estímulos ao pensamento crítico e reflexivo dos alunos sobre o impacto da Ciência e da Tecnologia no mundo atual, bem como as implicações para o Meio Ambiente e Sociedade. Como produto desta pesquisa disponibilizou-se aos professores e instituições de ensino interessadas, um material teórico-prático para apoiar o desenvolvimento de ações na área de Ensino de Ciências da Natureza que visem promover a Alfabetização Científica através de temas socioambientais.
Abstract: This research aimed to develop a didactic intervention with a view to promoting Scientific Literacy from socio-environmental themes. For this, a cistern, a vegetable garden, an earthworm and a composter were explored as resources. Scientific Literacy was investigated through student records in portfolios. In addition, their perception of the activities developed was verified through a questionnaire with open questions. Data analysis included a qualitative approach through content analysis and word clouds with the Tagul tool. The results show that the proposal contributed to the promotion of Scientific Literacy through stimulating students' critical and reflective thinking about the impact of Science and Technology in the current world, as well as the implications for the Environment and Society. As a product of this research, it made available to teachers and interested educational institutions, a theoretical and practical material to support the development of actions in the area of Teaching of Natural Sciences that aim to promote Scientific Literacy through socio-environmental themes.
Palavras-chave: Socioambiental
Intervenção didática
Alfabetização científica
Agricultura
Socio-environmental
Didactic intervention
Scientific literacy
Farming
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Citação: SANTOS, Marco Aurélio Medeiros dos. Promovendo a alfabetização científica no ensino médio a partir de questões sócio ambientais. 74 f.: il. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5311
Data do documento: 20-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS Marco Santos 2020.pdf2.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Prod. Edu. Marco Santos 2020.pdf120.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.