???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5276
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silveira, Marta Iris Camargo Messias da-
dc.creatorGoulart, Antonio Marcos Marques-
dc.creatorRubim, José Vinicius da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2020-11-16T19:32:37Z-
dc.date.available2018-
dc.date.available2020-11-16T19:32:37Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationGOULART, Antonio Marcos Marques; RUBIM, José Vinícius da Silva. Educação física inclusiva: um estudo sobre as dificuldades e experiências dos docentes no processo inclusivo de alunos em Uruguaiana-RS. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5276-
dc.description.abstractThe present work arises from the need to provide materials and methods that assist teachers in the inclusion of people with disabilities in Physical Education classes, since this theme is usually discussed and unlike other approaches of the discipline, there are not many reliable materials, or at least already tested, theoretically nor practical, the disposition of teachers. Taking into account also that, even though access to education for all is ensured in article 205 of the Federal Constitution and considering that the disabled student should be included in the regular system of education with conditions for learning and social participation within the school context (ALVES , Wakinson (2000), PLACE (HODGE, 2000), and the role of social interaction with the class (ALVES, 2009, GOODWIN, WAKINSON, 2000) 2001), including and perhaps more worryingly, the lack of knowledge of the teacher who often intends to carry out the inclusion but did not have access to information that would allow this competence. In this aspect, the aim of this work is to understand the barriers of inclusive physical education, taking into account the knowledge of teachers from Uruguaiana-RS, who have experience with the subject, listening to their difficulties in developing the work and the solutions they find for such practice, as well as providing help to all who seek ways to include their students and do not know how to do so through a primer of activities based on the practical experiences of these teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.titleEducação física inclusiva: um estudo sobre as dificuldades e experiências dos docentes no processo inclusivo de alunos em Uruguaiana-RSpt_BR
dc.title.alternativeInclusive physical education: a study on the difficulties and experiences of teachers in the inclusive process of students in Uruguaiana-RS.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 1517413472363269pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8467131201763504pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 7525976996261066pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho surge da necessidade de oportunizarmos materiais e métodos que auxiliem os professores na inclusão de pessoas com deficiências em aulas de Educação Física, visto que este tema é costumeiramente discutido e diferentemente de outros enfoques da disciplina, não se encontram muitos materiais confiáveis, ou pelo menos já testados, teóricos nem práticos, a disposição dos docentes. Levando em conta também, que mesmo sendo assegurado o acesso à educação para todos no artigo 205 da Constituição Federal e considerando que o aluno com deficiência deve ser incluído no sistema regular de ensino com condições para o aprendizado e participação social dentro do contexto escolar (ALVES, 2009; MIOTTO, 2010) ainda é realidade para os alunos com deficiência a exclusão causada por diversos fatores, além de conviverem com participação reduzida e baixa interação social com a turma (ALVES, 2009, GOODWIN; WAKINSON, 2000; PLACE; HODGE, 2001), inclusive e talvez mais preocupantemente, pela falta de conhecimento do docente que muitas vezes tem a intenção de realizar a inclusão mas não teve acesso a informações que lhe permitissem esta competência. Neste aspecto, o trabalho visa compreender quais são as barreiras da Educação Física inclusiva levando em conta o conhecimento de docentes de Uruguaiana-RS, que tenham experiência com o tema, ouvindo suas dificuldades para desenvolver o trabalho e as soluções que encontram para tal prática, bem como, proporcionar uma ajuda para todos que buscam maneiras de incluir seus alunos e não sabem como fazê-lo, através de uma cartilha de atividades baseadas nas experiências práticas destes docentes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Educação Física

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
JOSE VINICIUS DA SILVA RUBIM e Antonio Marcos Marques Goulart.pdf1.27 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???