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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5262
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Do agrotóxico à química orgânica: construindo novas estratégias para o ensino |
Autor(es): | Pinto Júnior, Elson Renato Juliani |
Primeiro Orientador: | Hartmann, Ângela Maria |
Resumo: | A pesquisa relatada neste artigo teve por objetivo avaliar se uma sequência didática a partir da temática agrotóxicos poderia estimular alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública a serem atuantes na construção de seus conhecimentos de Química Orgânica. Como boa parte dos estudantes mora em propriedades rurais, as noções que eles tinham sobre agrotóxicos e sua composição química foi o gatilho para a discussão em aula, levantando informações sobre seu uso cotidiano. A sequência didática foi elaborada para desenvolver o conteúdo de funções orgânicas e organizada a partir de pressupostos da teoria da aprendizagem significativa. A sequência didática contemplou cinco etapas e sua aplicação aconteceu ao longo de sete aulas, durante as quais foi promovido um processo de emancipação e de construção de saberes úteis e significativos pelos alunos por meio do diálogo. Os resultados obtidos mostram que os alunos se envolveram com as atividades propostas, conseguindo identificar e assimilar a presença de funções orgânicas em substâncias químicas presentes em seu cotidiano, relacionando esse conhecimento com questões ambientais, sociais, políticas e econômicas da atualidade. |
Abstract: | The research reported in this article had as objective to evaluate if a didactic sequence from the pesticides subject could stimulate students of the 3rd year of High School of a public school to be active in the construction of their knowledge of Organic Chemistry. Since most of the students live on farms, the notions they had about pesticides and their chemical composition were the trigger for class discussion, raising information about their daily use. The didactic sequence was elaborated to develop the content of organic functions and organized from assumptions of the theory of meaningful learning. The didactic sequence included five stages and its application took place during seven classes, during which a process of emancipation and the construction of useful and meaningful knowledge by the students were promoted through dialogue. The results show that the students got involved with the proposed activities, being able to identify and assimilate the presence of organic functions in chemical substances present in their daily life, relating this knowledge with current environmental, social, political and economic issues. |
Palavras-chave: | Ensino de Química Ensino Médio Funções Orgânicas Chemistry Teaching High school Organic Functions |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Caçapava do Sul |
Curso: | Especialização em Educação Científica e Tecnológica - 2ª Edição |
Citação: | PINTO JÚNIOR, Elson Renato Juliani. Do agrotóxico à química orgânica: construindo novas estratégias para o ensino. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5262 |
Data do documento: | 2018 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Científica e Tecnológica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Elson Renato Juliani Pinto Júnior - 2018.pdf | Trabalho de conclusão de curso apresentada ao programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul, como requisito parcial para a obtenção do Título de Especialista em Educação Científica e Tecnológica. | 409.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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