???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5259
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A evasão e o desinteresse das meninas nas práticas da educação física escolar
metadata.dc.title.alternative: The evasion and the desinteresses of girls in the practices of School physical education
La evasión y el desintero de las muchachas en las prácticas de la educación física escolar
Autor(es): Martins, Anderson Soares
Santos, Carmem Maria Silva dos
Primeiro Orientador: Bergmann, Gabriel Gustavo
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Educação Física teve como objetivo identificar os motivos para a evasão de alunas das aulas de Educação Física durante a segunda etapa do ensino fundamental e ensino médio. A metodologia utilizada foi qualitativa, sendo utilizadas entrevistas individuais semiestruturadas. Participaram do estudo oito alunas do nono ano do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio, de escolas públicas da rede estadual de diferentes contextos sociais. A questão norteadora foi “Quais são as razões para que você não participe das aulas de educação física?”. Verificou-se que a principal causa de evasão e principalmente o desinteresse das meninas em relação à educação física é a desmotivação e a falta de opções de modalidades e ideias nas aulas. A prática da educação física introduz e integra alunos na cultura corporal de movimento. Ademais, promove inclusão, constrói relações sadias, ensina a respeitar as diferenças e reconhece habilidades. Porém para cumprir seu papel são necessárias melhorias, tais como: profissionais treinados, ampliação das modalidades, infraestrutura adequada e motivação.
Este trabajo de conclusión de curso de Licenciatura en Educación Física tuvo como objetivo identificar los motivos para la evasión de alumnas de las clases de Educación Física durante la segunda etapa de la enseñanza primaria y secundaria. La metodología utilizada fue cualitativa, siendo utilizadas entrevistas individuales semiestructuradas. Participaron del estudio ocho alumnas del noveno año de la enseñanza fundamental y tercer año de la enseñanza media, de escuelas públicas de la red estadual de diferentes contextos sociales. La cuestión orientadora fue: ¿Cuáles son las razones para que usted no participe en las clases de educación física? ". Se verificó que la principal causa de evasión y principalmente el desinterés de las niñas en relación a la educación física es la desmotivación y la falta de opciones de modalidades e ideas en las clases. La práctica de la educación física introduce e integra a los alumnos en la cultura corporal de movimiento. Además, promueve inclusión, construye relaciones sanas, enseña a respetar las diferencias y reconoce habilidades. Pero para cumplir su papel son necesarias mejoras, tales como: profesionales entrenados, ampliación de las modalidades, infraestructura adecuada y motivación.
Abstract: This work completion Bachelor's Degree in Physical Education aimed to identify the reasons for dropout students of physical education classes during the second elementary school and high school stage. The methodology was qualitative, and used semi-structured individual interviews. Eight students participated in the study of the ninth year of elementary school and third year of high school, in public schools of the state of different social contexts. The main question was "What are the reasons why you do not participate in physical education classes?" It was found that the main cause of evasion and especially the lack of interest of girls in relation to physical education is the lack of motivation and lack of modes and ideas in class options. The practice of physical education introduces and integrates students in the culture of body movement. Moreover, it promotes inclusion, build healthy relationships, teaches respect differences and recognize skills. But to fulfill their role improvements are needed, such as trained professionals, expanding the modalities, adequate infrastructure and motivation.
metadata.dc.subject: Educação física
Evasão
Meninas
Evasion
Physical education
Girls
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
metadata.dc.identifier.citation: MARTINS, Anderson Soares; SANTOS, Carmem Maria Siva dos. A evasão e o desinteresse das meninas nas práticas da educação física escolar. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5259
metadata.dc.date.issued: 2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Educação Física

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ANDERSON MARTINS e CARMEM SANTOS.pdf189.89 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???