Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5242
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Educação física e a organização da disciplina por sexo: percepções de alunos e professores
Otros títulos : Physical education at school: meanings and possibilities of (re)meaning
Autor(es): Santos, Any Gracyelle Brum dos
Santos, Thais de Lima dos
Primeiro Orientador: Ilha, Phillip Vilanova
Resumo: Este estudo tem como objetivo verificar quais são as percepções dos alunos e professores sobre a organização das aulas de Educação Física separadas por sexo e mistas. O estudo é caracterizado, quanto aos objetivos, como descritivo e serão sujeitos do estudos professores de Educação Física e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas, do município de Uruguaiana, totalizando 160 alunos e 4 professores atuantes nestas escolas. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas que foi aplicado aos alunos e uma entrevista semiestruturada que foi realizada aos professores de Educação Física, as questões foram relativas as percepções das vivências das aulas de Educação Física, sobre a preferência por aulas mistas ou separadas por sexo, destacando seus pontos positivos e negativos. Os resultados demonstraram que o maior percentual por aulas separadas por sexo foram referente a escola “A” e na escola “B” os percentuais de preferência de aulas separadas por sexo e aulas mistas tiveram a mesma equivalência, em relação aos professores, observou-se um divisão nas escolhas e que esta não está relacionada com a organização da escola que atua, mas sim com a sua concepção de Educação Física.
Resumen : This study aims to verify the perceptions of students and teachers about the organization of Physical Education classes separated by sex and mixed. The study is characterized, as far as the objectives are concerned, as descriptive and will be subjects of Physical Education teachers and students of the final years of Elementary School of two public schools, of the municipality of Uruguaiana, totaling 160 students and 4 teachers working in these schools. As an data collection instrument, a questionnaire with open and closed questions was used, which was applied to the students and a semi-structured interview, which was carried out to the Physical Education teachers. The questions were related to the perceptions of the experiences of Physical Education classes, about the preference for mixed classes or separated by sex, highlighting their positive and negative points. The results showed that the highest percentage for classes separated by sex were related to school "A" and in school "B" the percentage of preference classes separated by sex and mixed classes had the same equivalence, in relation to teachers, it was observed a division in the choices and that this is not related to the organization of the school that acts, but its conception of Physical Education.
Palabras clave : Educação física escolar
Professor
Aluno
Gênero
Physical education at school
Teachers
Student
Genre
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Citación : SANTOS, Any Gracyelle; Brum dos SANTOS, Thais De Lima dos. Educação física e a organização da disciplina por sexo: percepções de alunos e professores. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5242
Fecha de publicación : 2018
Aparece en las colecciones: Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANY GRACYELLE BRUM DOS SANTOS e THAIS DE LIMA DOS SANTOS.pdf497.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.