???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5219
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | O espaço ocupado pela educação física nos anos iniciais do ensino fundamental |
metadata.dc.title.alternative: | The space occupied by physical education in the early years of fundamental education |
Autor(es): | Silva, Carlos Eduardo Izaguirre da Rodrigues, Thiago Francisco |
Primeiro Orientador: | Copetti, Jaqueline |
Resumo: | O espaço ocupado pela educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. Este estudo tem por objetivo refletir sobre a relação estabelecida entre a Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a unidocência. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória com 15 professoras unidocentes que receberam em suas turmas Estagiários de Educação Física. Assim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados avaliados através de análise de conteúdo. Os achados apontam um panorama persistente, no qual a Educação Física vem sendo trabalhada de forma limitada, através de atividades recreativas e brincadeiras, o que se dá em decorrência de uma formação deficiente. Em contraponto, novas perspectivas estão sendo alcançadas em virtude dos benefícios relacionados á cognição e a aprendizagem. |
Abstract: | The space occupied by Physical Education in the early years of elementary school. This study proposes to reflect on the Physical Education in early years of Elementary school and its relation with the unidocência. For this purpose, it was carried a qualitative research of the exploratory type with 15 primary school teachers, that received some Physical Education trainees in their classes. Thus, semi-structured interviews were carried out and it used a content analysis technique to evaluate the data collected. The results pointed a persistent scenario that the Physical Education was worked by limited way through recreational activities and joking, which occurs due to precarious initial training. In contrast, new perspectives are reached because of the benefits related to cognition and learning. |
metadata.dc.subject: | Educação física Escola primária Primeiros anos Unidocência Physical education Elementary school Early years Unidocência |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
metadata.dc.identifier.citation: | SILVA, Carlos Eduardo Izaguirre; RODRIGUES, Thiago Francisco. O espaço ocupado pela educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. 36p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5219 |
metadata.dc.date.issued: | 2016 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Educação Física |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
CARLOS EDUARDO IZAGUIRRE DA SILVA E THIAGO FRANCISCO RODRIGUES.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???