???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5195
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Marzari, Mara Regina Bonini-
dc.creatorDias, Dulcilene Barreto Ruiz-
dc.date.accessioned2020-09-11T17:20:32Z-
dc.date.available2018-
dc.date.available2020-09-11T17:20:32Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationRUIZ DIAS, Dulcilene Barreto. Produções bibliográficas do PIBID Ciências da Natureza Unipampa / Campus Uruguaiana. 70p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana. 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5195-
dc.description.abstractTo develop activities in schools of basic education of the public network and disseminate the results of the work performed in events of initiation to teaching, promoted by the Institution of higher education, are the duties assumed by the scholarship holders to Participants of the PIBID (institutional program for scholarship initiation to teaching). The motivation for the writing of this work was to investigate the bibliographic productions performed by the scholarship holders (presented at institutional events) that participated in the PIBID project referring to the Order No. 61/2013 CAPES and what contributions These bibliographical productions promoted the initial formation of the scholarship holders. During the term of the announcement, the scholarship holders presented several papers addressing the most varied subjects. From these, we organize the works in categories if I answer the similarity of what was approached. The inspiration for the bibliographical productions were the activities developed in the classroom with the students of the schools participating in the PIBID project. In this work we demonstrate the quality of the bibliographical productions and activities developed by the scholarship holders as well as the importance for the formation of young people committed, reflective, autonomous and responsible. Despite the instability of the continuity that the program suffered from 2016, the scholarship holders remained committed and active in the development of their activities in schools. Through this research we reaffirm the importance and need for more projects such as PIBID, which value the Magisterium and contribute to the improvement of the training of teachers at higher level, aiming at improving the quality of public basic education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIniciação à docênciapt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectInitiation to teachingpt_BR
dc.subjectInitial formationpt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectNatural sciencespt_BR
dc.titleProduções bibliográficas do PIBID Ciências da Natureza Unipampa/Campus Uruguaianapt_BR
dc.title.alternativeBibliographic productions of PIBID Natural Sciences Unipampa / Campus Uruguaianapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0754046060130602pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2047536712039793pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoDesenvolver atividades em escolas de educação básica da rede pública e divulgar os resultados do trabalho realizado em eventos de iniciação à docência, promovido pelas Instituição de Ensino Superior, são deveres assumidos pelos(as) bolsistas de iniciação à docência (ID) participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). A motivação para a escrita deste trabalho foi investigar as produções bibliográficas realizadas pelo(as) bolsistas (apresentadas em eventos institucionais) que participaram do projeto PIBID referente ao edital no 61/2013 CAPES e quais as contribuições que essas produções bibliográficas promoveram à formação inicial dos(as) bolsistas ID. Durante a vigência do edital os(as) bolsistas apresentaram diversos trabalhos abordando os mais variados assuntos. A partir destes, organizamos os trabalhos em categorias se atendo à semelhança do que foi abordado. A inspiração para as produções bibliográficas foram as atividades desenvolvidas em sala de aula com os(as) educandos(as) das escolas participantes do projeto PIBID. Neste trabalho demonstramos a qualidade das produções bibliográficas e atividades desenvolvidas pelos(as) bolsistas bem como a importância para a formação de jovens comprometidos(as), reflexivos(as), autônomos(as) e responsáveis. Apesar da instabilidade da continuidade que o programa sofreu a partir de 2016 os(as) bolsistas se mantiveram comprometidos(as) e atuantes no desenvolvimento de suas atividades nas escolas. Por meio desta pesquisa reafirmamos a importância e a necessidade de mais projetos como o PIBID, que valorizem o magistério e contribuem para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior, visando a melhoria da qualidade da educação básica pública.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DULCILENE BARRETO RUIZ DIAS.pdf719.79 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???