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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Análise epistemológica das metodologias de ensino de professoras da área de Ciências da Natureza
metadata.dc.title.alternative: Epistemological analysis of the teaching methodologies of Nature Sciences teachers
Autor(es): Bordignon, Anelise Pereira
Primeiro Orientador: Mello, Elena Maria Billig
Resumo: Partimos do pressuposto de que uma das principais funções da escola reside na aprendizagem dos(as) alunos(as), em que o(a) professor(a) representa uma figura importante no processo de ensinagem. O presente artigo tem como objetivo compreender as escolhas metodológicas, bem como os motivos dessas, de um grupo de sete professoras participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Ciências da Natureza, campus Uruguaiana, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), correlacionando com implicações epistemológicas. Portanto, a partir das análises dos resultados das entrevistas semiestruturadas, procuramos evidências para ver se as metodologias empregadas no ensino de Ciências da Natureza colaboram para a aprendizagem dos(as) alunos(as). A apresentação das referidas professoras, supervisoras do PIBID, se deu com o uso de cenas apresentadas a partir do quinteto dramatístico de Burke, que compõe uma sequência de cinco passos: cena (quando e onde ocorreu a história), o agente (quem são os(as) personagens), o ato (o que foi narrado), o propósito (por que foi narrada esta história) e, por último, o instrumento (como foi narrada essa história). A análise das metodologias foi desenvolvida com base no referencial teórico-conceitual de Becker, Vasconcellos, Libâneo, Delizoicov et al., entre outros autores. São apresentados nas análises a questão da contextualização, inovação, motivação e interdicisplinaridade nas falas das professoras-supervisoras, em diálogo com os autores citados anteriormente. Como palavras finais apontamos a importância da relação entre metodologia e a formação acadêmico- profissional, resgatamos os objetivos dessa pesquisa, identificando se os mesmos foram alcançados. Também buscamos mostrar novas proposições metodológicas para ensino de ciências na perspectiva da inovação pedagógica, ressaltando a presença do PIBID como uma política pública de Estado importante na/para formação de licenciandos(as).
Abstract: We assume that one of the major functions of school lies in the students learning, in which a teacher is an important figure during the teaching process. This article aims to understand the methodological choices, and the reasons taken for those, of a group of seven participating teachers of Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (PIBID) - Natural Sciences major, campus Uruguaiana, from Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), correlating with epistemological implications. Therefore, from the analysis of the results of semi-structured interviews, we seek evidences to see if the methods used in the teaching of natural sciences collaborate on students learning. The presentation of these teachers-supervisors of PIBID, occurred with the use of scenes presented by Burke’s dramatism quintet, which is made up by a sequence of five steps: the scene (when and where the story has happened), the agent (who the characters were), the act (what has been narrated), the purpose (why the story has been narrated) and, finally, the instrument (how the story has been narrated). The methodological analysis was developed based on the theoretical and conceptual framework of Becker, Vasconcellos, Libâneo, Delizoicov et al., among other authors. In the analysis are presented the contextualization, innovation, motivation and interdicisplinarity issues in the speech of teachers-supervisors, in dialogue with the above mentioned authors. As final words, we point out the importance of the relationship between methodology and academic-professional formation, rescue this research objectives identifying whether they have been achieved or not. We also seek to show new methodological propositions for science education from the perspective of pedagogical innovation, highlighting the presence of PIBID as an important public policy in and for teaching training students.
metadata.dc.subject: Ciências da natureza
Epistemologia
Epistemologias metodologias
Ensino de ciências
Formação de professores
Educação básica
Epistemology
Methodology
Science education
Basic education
Natural Sciences
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
metadata.dc.identifier.citation: BORDIGNON, Anelise Pereira. Análise epistemológica das metodologias de ensino de professoras da área de Ciências da Natureza. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5184
metadata.dc.date.issued: 2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

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ANELISE PEREIRA.pdf1.35 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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