Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5183
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ouroboros: um jogo de tabuleiro para o ensino de Química |
Título(s) alternativo(s): | Ouroboros: a board game for teaching Chemistry |
Autor(es): | Freitas, Aline Balbueno |
Primeiro Orientador: | Roehrs, Rafael |
Resumo: | Os jogos de tabuleiros são uma ferramenta de aprendizagem significativa no ensino de Química, o jogo de tabuleiro Ouroboros criado no GIPPE (Grupo interdisciplinar em pesquisa em prática de ensino) tem como objetivo geral enfatizar a importância de proporcionar condições de o aluno aprender química jogando. Foi realizado um teste com alunos da Graduação de Ciências da Natureza, para verificar o rendimento da turma. Aplicou-se a metodologia de campo para posteriormente comprovar-se essa dinâmica por meio da pesquisa bibliográfica, isto é, os jogos são instrumentos cada vez mais eficazes na construção do conhecimento, ou seja, OuroBoros podem ser jogo didático e instrumento que podem auxiliar na aprendizagem e ainda despertar a interação social do aluno. Sendo que o objetivo desse trabalho foi o de avaliar o jogo como um recurso pedagógico que viabiliza além da ludicidade o conhecimento do conteúdo da ementa no processo de ensino- aprendizagem em uma turma de Graduação de Licenciatura de Ciências da Natureza. |
Abstract: | Board games are a significant learning tool in teaching chemistry, the Ouroboros board game created in GIPPE (Group interdisciplinary research and teaching practice) has the general objective to emphasize the importance of providing conditions for the student to learn playing chemistry. A test with students from the Graduate Natural Sciences was carried out to verify the yield of class. Applied to field methodology to further prove up this dynamic through the literature, that is, games are increasingly effective tools in the construction of knowledge, ie, Ouroboros may be didactic game and instrument that can help learning and still arouse the social interaction of the student. Since the objective of this study was to evaluate the game as a teaching resource that enables addition of playfulness knowledge of menu content in the process of teaching and learning in a class of undergraduate Natural Sciences Degree. |
Palavras-chave: | Ciências da natureza Jogo didático Ouroboros Jogos didáticos Jogos educativos Aluno Aprendizagem Química Chemistry Student Learning Natural Sciences Educational games |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Citação: | FREITAS, Aline Balbueno. Ouroboros: um jogo de tabuleiro para o ensino de Química. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5183 |
Data do documento: | 2015 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALINE BALBUENO FREITAS.pdf | 4.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.