???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5156
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: O essencial é invisível aos olhos e cativa o coração”: investigação sobre a superação de barreiras atitudinais no processo de ensino de estudantes com TEA na educação infantil.
Autor(es): Poersch, Lauren Azevedo
Primeiro Orientador: Martins, Claudete da Silva Lima
1° Membro da banca: Martins, Claudete da Silva Lima
2° Membro da banca: Brizolla, Francéli
3° Membro da banca: Rodriguez, Rita de Cássia Cóssio
4° Membro da banca: Mello, Elena Maria Billig
metadata.dc.contributor.referee5: Andrade, Rubya Mara Munhóz de
Resumo: Historicamente a humanidade tem produzido, mantido e fortalecido, comportamentos que acabam por “construir” barreiras atitudinais, processo que se dá por meio de ações, omissões e linguagens produzidas socialmente, que isolam os sujeitos que não se encaixam nos moldes pré-estabelecidos, resultando no impedimento do exercícios de direitos e deveres desses indivíduos. Partindo desse contexto, elaborou-se a seguinte problematização de pesquisa: Será que os profissionais que trabalham com os estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na Educação Infantil apresentam indícios de barreiras atitudinais à inclusão desses estudantes? Será que essas barreiras implicam nos processos de inclusão e ensino desses estudantes? Tendo como tema de pesquisa “Barreiras atitudinais ao ensino de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo na Educação Infantil”. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é investigar as barreiras atitudinais ao ensino de estudantes com TEA na Educação Infantil e quais estratégias têm sido utilizadas pelos profissionais da área da educação, com vistas a superá-las. Este projeto adota a metodologia de pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, fundamentada em Dionne (2007). Tendo como campo de investigação uma escola de Educação Infantil pública, pertencente à rede municipal de ensino, localizada na área urbana, zona leste, de Bagé (RS). Os sujeitos deste trabalho são 12 professoras e 10 atendentes de berçário, com e sem estudantes com TEA incluídos na turma, que manifestaram interesse e disponibilidade para contribuir com as ações da pesquisa. Os instrumentos utilizados para produção de dados foram elaborados de acordo com Lakatos e Marconi (2003) sendo eles, entrevista estruturada, questionário com perguntas abertas e fechadas, observações, com registro em diário de campo e a utilização da técnica de grupo focal, organizada conforme Gatti (2005). Os dados produzidos foram analisados com base nos pressupostos da análise de dados de Bardin (1997) em diálogo com pesquisadores e teóricos de diferentes áreas, sociologia infantil, psicologia, Educação Infantil, estudos sobre a infância, educação inclusiva, entre outros. Na análise dos dados produzidos discutimos sobre as Barreiras Atitudinais identificadas nos processos de inclusão e ensino de estudantes com TEA na Educação Infantil, a partir da relação com as profissionais da área da educação. Acompanhando o desenvolvimento de reflexões críticas e dialógicas, assim como a quebra de paradigmas de um grupo de profissionais que, inicialmente, evidenciou barreiras em seus discursos/falas e ações/atitudes, derivadas da ausência de vivências com pessoas com deficiência e de culturas sociais que acreditam que deficiência é sinônimo de diferença, problematizando esses temas, com vistas à elaboração de estratégias para superação das mesmas. Por fim, em nossas conclusões, apresentamos apenas algumas considerações, enquanto síntese dos resultados da investigação diagnóstica e das ações implementadas nesta pesquisa-ação, por meio da produção de dados e retomada final entre o pretendido e o alcançado com o desenvolvimento da pesquisa e as contribuições ao campo da inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo.
Abstract: Historically humanity has produced, maintained and strengthened, behaviors that end up "building" attitudine barriers, a process that occurs through actions, omissions and socially produced languages, which isolate subjects who do not fit in the pre-established molds, resulting in the impediment of the exercises of rights and duties of these individuals. Based on this context, the following research problematization was elaborated: Do professionals working with students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Early Childhood Education present evidence of attitudinal barriers to the inclusion of these students? Do these barriers imply the inclusion and teaching processes of these students? Having as a research theme "Attitudinal barriers to teaching students with Autism Spectrum Disorder in Early Childhood Education". Thus, the objective of this research is to investigate the attitudine barriers to teaching students with ASD in Early Childhood Education and what strategies have been used by education professionals in order to overcome them. This project adopts the qualitative research methodology of the action-research type, based on Dionne (2007). Having as a field of investigation a public early childhood education school, belonging to the municipal school network, located in the urban area, east zone, bagé (RS). The subjects of this work are 12 teachers and 10 nursery attendants, with and without students with ASD included in the class, who expressed interest and willingness to contribute to the research actions. The instruments used for data production were elaborated according to Lakatos and Marconi (2003) and they were structured interviews, questionnaire with open and closed questions, observations, with field diary registration and the use of the focus group technique, organized according to Gatti (2005). The data produced were analyzed based on the assumptions of Bardin's data analysis (1997) in dialogue with researchers and theorists from different areas, childhood sociology, psychology, early childhood education, studies on childhood, inclusive education, among others. In the analysis of the data produced we discuss the Attitudine Barriers identified in the processes of inclusion and teaching of students with ASD in Early Childhood Education, based on the relationship with professionals in the area of education. Following the development of critical and dialogical reflections, as well as the breakdown of paradigms of a group of professionals who initially showed barriers in their discourses / speeches and actions / attitudes, derived from the absence of experiences with people with disabilities and social cultures who believe that disability is synonymous with difference, problematizing these themes, with a view to the elaboration of strategies for overcoming them. Finally, in our conclusions, we present only a few considerations, as a synthesis of the results of diagnostic research and the actions implemented in this action research, through data production and final resumption between the intended and the achieved with the development of research and contributions to the field of inclusion of children with Autism Spectrum Disorder.
metadata.dc.subject: Transtorno do espectro do autismo
Educação infantil
Barreiras atitudinais
Processo de ensino
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
metadata.dc.identifier.citation: POERSCH, Lauren Azevedo. “O essencial é invisível aos olhos e cativa o coração”: investigação sobre a superação de barreiras atitudinais no processo de ensino de estudantes com TEA na educação infantil. 232 f.: il. 2020. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5156
metadata.dc.date.issued: 31-Mar-2020
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