???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5080
Tipo: | Monografia de Especialização |
metadata.dc.title: | A contribuição da neurociência na formação inicial e continuada do professor: uma revisão na literatura |
metadata.dc.title.alternative: | The contribution of neuroscience in the initial and continuing education of teachers: a review of the literature |
Autor(es): | Moreira, Jaqueline da Silva |
Primeiro Orientador: | Quines, Caroline Brandão |
Resumo: | A relevância dos conhecimentos neurocientíficos associados com a Educação deveria fazer parte da formação do professor, pois esses contribuirão para o planejamento de metodologias de ensino mais elaboradas que potencializarão o desempenho e aprendizagem dos alunos. Assim sendo, este estudo teve o objetivo de analisar a produção de artigos científicos de revisão existentes com relação à neurociência na formação inicial e continuada do professor, com exceção dos artigos de experimentação e intervenção científicas. Realizou-se uma revisão na literatura em artigos publicados entre o período de 2010 a 2019 nas bibliotecas digitais Google Acadêmico e Scielo, utilizando como termos de busca: “Neurociência e Formação de Professores”; “Neurociência e Neuroeducação”; Neurociência e Educação”. Os resultados encontrados após as buscas e sintetização dos artigos selecionados demonstraram que a neurociência educacional na formação do professor vem ganhando destaque, sendo alvo de interesse por parte de educadores e demais profissionais relacionados à Educação, isso porque a neurociência voltada à educação tem relevância para a prática pedagógica. Porém, ainda não vemos a mesma como componente na matriz curricular da grande maioria dos cursos de graduação em licenciatura como constatamos através dos artigos que aqui foram analisados. Deste modo, esse trabalho visa mostrar aos profissionais da educação e a quem interessar a contribuição da neurociência para a formação do professor. |
Abstract: | The relevance of neuroscientific knowledge associated with education should be part of teacher education, as these will contribute to the planning of more elaborate teaching methodologies that will enhance students' performance and learning. Therefore, this study aimed to analyze the production of existing scientific review articles regarding neuroscience in initial and continuing teacher education, with the exception of scientific experimentation and intervention articles. A literature review was performed in articles published from 2010 to 2019 in the Google Academic and Scielo digital libraries, using as search terms: “Neuroscience and Teacher Training”; “Neuroscience and Neuroeducation”; Neuroscience and Education ”. The results found after searching and synthesizing the selected articles showed that educational neuroscience in teacher education has been gaining prominence, being the target of interest by educators and other professionals related to education, because education neuroscience has relevance to pedagogical practice. However, we still do not see it as a component in the curriculum matrix of the vast majority of undergraduate undergraduate courses as we found through the articles analyzed here. Thus, this work aims to show to the education professionals and to whom to interest the contribution of neuroscience to the teacher formation. |
metadata.dc.subject: | Neurociência Formação de Professores Neuroeducação Educação Neuroscience Teacher training Neuroeducation Education Educação e neurociência Education and neuroscience |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Especialização em Neurociência Aplicada à Educação |
metadata.dc.identifier.citation: | MOREIRA, Jaqueline da Silva. A contribuição da neurociência na formação inicial e continuada do professor: uma revisão na literatura. 24p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neurociência aplicada à Educação) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5080 |
metadata.dc.date.issued: | 2019 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Especialização em Neurociência Aplicada à Educação |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
JAQUELINE MOREIRA.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???