???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5071
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vargas, Liane da Silva | - |
dc.creator | Samuel, Camila Natiele Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-18T18:21:13Z | - |
dc.date.available | 2019 | - |
dc.date.available | 2020-06-18T18:21:13Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SAMUEL, Natiele Pereira Camila. Estratégias de alfabetização para crianças com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, baseadas na neurociência. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neurociência aplicada à Educação) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5071 | - |
dc.description.abstract | The aim of this paper was to conduct a systematic literature review on neuroscience- based literacy strategies for children with attention deficit hyperactivity disorder. For this, we searched Google Scholar and Scielo databases, included studies on neuroscience, Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and literacy. The general characteristics of the studies, neuroscience bases, and strategies for the literacy phase were considered. We found 428 related studies, 5 were excluded for duplicity. 306 studies were excluded after reading the abstracts, considering that they did not deal with ADHD or literacy. Of the 117 eligible articles, only 7 met the inclusion criteria. Finally, it is concluded that little is said about neuroscience and literacy strategies for children with ADHD, yet there are no documents that use neuroscience as a basis for creating strategies for ADHD in the literacy phase. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Neurociência | pt_BR |
dc.subject | ADDH | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Neuroscience | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação e neurociência | pt_BR |
dc.subject | Education and neuroscience | pt_BR |
dc.title | Estratégias de alfabetização para crianças com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, baseadas na neurociência | pt_BR |
dc.title.alternative | Literacy strategies for children with neuroscience-based attention deficit hyperactivity disorder | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0321219539983023 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6917041172669735 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Neurociência Aplicada à Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre as estratégias de alfabetização para crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, baseadas na neurociência. Para isso, foi realizada uma busca nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo, foram incluídos estudos sobre neurociência, Transtorno do déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e alfabetização. Foram consideradas as características gerais dos estudos, bases na neurociência, e estratégias para a fase da alfabetização. Foram encontrados 428 estudos relacionados, 5 foram excluídos por duplicidade. 306 estudos foram excluídos após a leitura dos resumos, considerando que não tratavam do TDAH ou da alfabetização. Dos 117 artigos elegíveis, apenas 7 atendiam aos critérios de inclusão. Por fim, conclui-se que pouco se fala sobre neurociência e estratégias para a alfabetização de crianças com TDAH, ainda não há documentos que usem a neurociência como base para a criação de estratégias para o TDAH em fase de alfabetização. Assim, conclui-se que ainda há poucos resultados sobre o tema abordado na presente pesquisa e não há estudos que determinem a importãncia da neurociência e suas contribuições para as crianças com TDAH em fase de alfabetização, baseando suas estratégias na neurociência. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Uruguaiana | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Especialização em Neurociência Aplicada à Educação |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
CAMILA SAMUEL.pdf | 741.42 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???