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dc.contributor.advisor1Roehrs, Rafael-
dc.creatorBica, Mário Sérgio Nunes-
dc.date.accessioned2020-06-18T17:52:31Z-
dc.date.available2017-
dc.date.available2020-06-18T17:52:31Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBICA, Mário Sérgio Nunes. Neurociência e as múltiplas representações: uma convergência para o ensino de ciências. 27 p. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Neurociência aplicada à Educaçã006F) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5069-
dc.description.abstractAs well as the references of the area of science education, which defend the use of different forms of communication in the teaching and learning process and respect the students' cognitive individuality, recent studies of neuroscience point to some results that fit into this perspective, linking fundamental knowledge of the neurobiological bases of learning, of memory, of emotions. The neuroscience point to that the more resources are appointed in the communication of information, the greater the chances of it becoming a long lasting memory. The science teaching presupposes a group of different symbols and forms of communication, and because of this, becomes questionable an educational scheme based on a single representative format. As pointed out by international evaluation programs and our curricular guidelines, the process of learning science involves a representational challenge in a variety of contexts. This paper presents arguments and aspects of science teaching going to meet postulates of the neuroscience area, where both can support and contribute about the process of teaching practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectMúltiplas representaçõespt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectNeurosciencept_BR
dc.subjectMultiple representationspt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectCognitionpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectEducação e neurociênciapt_BR
dc.subjectEducation and neurosciencept_BR
dc.titleNeurociência e as múltiplas representações: uma convergência para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeNeuroscience and multiple representations: a convergence for teaching of sciencespt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3034973177461340pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2145471376587567pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Neurociência Aplicada à Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoAssim como os referenciais da área do ensino de ciências, que defendem a utilização de diferentes formas de comunicação no processo de ensino e aprendizagem e respeitam a individualidade cognitiva dos alunos, estudos recentes da neurociência apontam alguns resultados que se inserem nessa perspectiva, relacionando conhecimentos fundamentais das bases neurobiológicas da aprendizagem, da memória, das emoções. A neurociência aponta que quanto mais recursos forem empregados na comunicação de uma informação, maiores as chances dela se tornar uma memória de longa duração. O ensino de ciências pressupõe um conjunto de diferentes símbolos e formas de comunicação, por conta disso, torna-se questionável um esquema educacional baseado num único formato representativo. Conforme apontam programas internacionais de avaliação e as nossas diretrizes curriculares, o processo para aprender ciência envolve um desafio representacional em uma variedade de contextos. Esse trabalho apresenta argumentos e referenciais do ensino de ciências indo ao encontro de postulados do campo da neurociência, em que ambos possam amparar e contribuir sobre o processo da prática docente.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Neurociência Aplicada à Educação

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MARIO SERGIO BICA.pdf553.42 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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