???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5068
Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: Efeito agudo de atividades físicas distintas sobre a atenção seletiva e memória de escolares
metadata.dc.title.alternative: Acute effect of different physical activities on the selective attention and memory of schoolchildren
Autor(es): Barreto, Mariana de Souza
Primeiro Orientador: Schimidt, Helen Lidiane
Resumo: A educação física escolar (EF) é uma disciplina curricular obrigatória e de suma importância na formação escolar. Muitas vezes, é na escola que os alunos têm o primeiro contato com atividade físicas e esportes. Na maioria das escolas a EF é oferecida antes ou depois de outras disciplinas, mas não há qualquer explicação para a escolha do horário da aula de educação física. Sabe-se que o exercício físico promove alterações neurofisiológicas agudas que influenciam processos cognitivos e a aprendizagem. Assim, o objetivo deste estudo é investigar o efeito agudo de duas modalidades de atividade física sobre a atenção e capacidade de memória em escolares. Foram realizados dois testes, Stroop e Subtest Digit, para avaliar a atenção seletiva e memória de trabalho, respectivamente, antes e depois de uma atividade de corrida e um jogo de basquete. Os dados foram coletados em 2 dias e incluíram 10 participantes, de ambos os sexos e idade média de 15 (±0,64) anos. A atenção seletiva melhorou após a corrida. Já a memória de trabalho houve um declínio tanto na ordem direta e na ordem indireta no tempo pós-atividade de basquetebol. Com base em nossos resultados, vimos que o efeito agudo sobre a memória do basquete causou um efeito agudo negativo, o que não aconteceu com a prática da corrida, e as atividades não diferem quanto ao efeito sobre a atenção seletiva. Embora não tenhamos monitorado a intensidade, na corrida esta característica é contínua da e em comparação com a intensidade intermitente do basquete, possa ajudar a explicar esses resultados.
Abstract: School physical education (PE) is a mandatory and extremely importance in school education. It is often at school that students have the first contact with physical activity and sports. In most schools EF is offered before or after other disciplines, but there is no explanation for the choice of physical education class schedule. It is known that physical exercise promotes acute neurophysiological changes that influence cognitive processes and the learning. Thus, the aim of this study is to investigate the acute effect of two modalities of physical activity on attention and memory capacity in schoolchildren. Two tests were carried out, Stroop and Subtest Digit, to assess selective attention and working memory, respectively, before and after a running activity and a basketball match. Data were collected in 2 days and included 10 participants, from both sexes and mean age of 15 (± 0.64) years. Selective care has improved after running. Working memory there was a decline both in the direct order and in the order indirect effect on the time after basketball activity. Based on our results, we saw that the acute effect on basketball memory caused a negative acute effect, the that didn’t happen with running, and the activities do not differ as to the effect about selective attention. Although we did not monitor the intensity, in the race this characteristic is continuous from and compared to the intermittent intensity of the basketball, can help explain these results.
metadata.dc.subject: Neurociência
Educação física
Cognição
Basquete
Corrida
Neuroscience
Physical education
Cognition
Basketball
Running
Education and neuroscience
Educação e neurociência
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Especialização em Neurociência Aplicada à Educação
metadata.dc.identifier.citation: BARRETO, Mariana de Souza. Efeito agudo de atividades físicas distintas sobre a atenção seletiva e memória de escolare. 35 p. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Neurociência aplicada à Educação) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5068
metadata.dc.date.issued: 2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Neurociência Aplicada à Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
MARIANA BARRETO.pdf615.48 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???