???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4922
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Morais, Kátia Vieira-
dc.creatorVaz, Diana Medina-
dc.date.accessioned2020-04-03T21:30:14Z-
dc.date.available2020-04-03-
dc.date.available2020-04-03T21:30:14Z-
dc.date.issued2019-06-25-
dc.identifier.citationVAZ, Diana Medina. A construção da identidade negra e a representatividade dos alunos negros do curso de licenciatura em Letras - Línguas Adicionais da Unipampa. 70 p. 2019. (Graduação em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4922-
dc.description.abstractIn this research, we analize the experiences of black students, future black teachers, in the Additional Languages Teacher Education Program: English, Spanish and Literatures (Curso de Licenciatura em Letras Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas), at Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA, Campus Bagé. We analyze how future black teachers are building their black identities and how they perceive the importance of their black representativeness in the school environment. The idea of this research came from my questioning about my black identity during my school trajectory and also the need to discuss this subject because the little diffusion of the experiences of black students in school. The participants in this survey are black students, twelve women and six men in different academic years, including three alumni. For data collection, participants had to respond to an online survey containing fifteen questions that addressed the issues of black identity and representativeness. We understand that future black teachers are building their black identities based on the discovery and recognition of their roots. As they reflect on the importance of being a positive black representation in their community, they claim that their presences will contribute to the development of black students' identity as a form of encouragement and influence. In this way, their students might be able to see themselves through a positive image and fight for space and voice in their community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectRepresentatividade negrapt_BR
dc.subjectQuestões raciaispt_BR
dc.subjectBlack identitypt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectBlack representativenesspt_BR
dc.subjectRacial issuespt_BR
dc.titleA construção da identidade negra e a representatividade dos alunos negros do curso de licenciatura em Letras - Línguas Adicionais da Unipampapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Kátia Vieira-
dc.contributor.referee2Silva, Thiago Santos da-
dc.contributor.referee3Ferreira, Vera Lúcia Duarte-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa às vivências de alunos e ex-alunos negros, futuros professores, do Curso de Licenciatura em Letras - Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé. Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma os futuros professores negros estão construindo suas identidades negras e como eles percebem a importância de sua representatividade negra no ambiente escolar. A ideia deste trabalho surgiu a partir dos meus questionamentos sobre a minha identidade negra durante a minha trajetória escolar e também da necessidade de discutir essa temática, pois a pouca difusão das vivências de alunos negros no âmbito escolar. Os participantes desta pesquisa são alunos negros sendo doze mulheres e seis homens de diferentes semestres entre eles três ex-alunas recém-formadas. Os participantes responderam um formulário online contendo quinze perguntas descritivas que abordavam as temáticas de auto reconhecimento e identidade negra. A partir da análise dos dados e discussões evidenciou-se que os futuros professores negros estão construindo as suas identidades negras com base na descoberta e no reconhecimento de suas raízes ao longo do curso. Esses mesmos indivíduos afirmam que suas presenças irão contribuir principalmente para o desenvolvimento da identidade dos alunos negros como uma forma de incentivo e influência para que eles possam se enxergar através de uma imagem positiva e lutem por seu espaço na sociedade.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Diana Vaz 2019..pdf1.22 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???