Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4920
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Estudos e práticas meditativas na perspectiva de uma formação integral humana
Autor(es): Cardoso, Felipe Soares dos Santos
Primeiro Orientador: Freitas, Diana Paula Salomão de
1° Membro da banca: Freitas, Diana Paula Salomão de
2° Membro da banca: Angela, Claudia Laus
3° Membro da banca: Morais, Kátia Vieira
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados do estudo do Grupo de Estudos e Práticas Meditativas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Bagé. Tratou-se de um projeto pesquisa ação com o objetivo de compreender de que maneira um grupo de estudos e práticas meditativas pode influenciar a vida de sujeitos que se engajam neste tipo de atividade. Entendendo as práticas meditativas enquanto práticas de inovação pedagógica e partindo da perspectiva de formação integral, disposta nos recentes ordenamentos legais educacionais, buscamos ainda compreender importância dos saberes relacionados às práticas meditativas em ambientes educativos. Para tal, recorremos à fontes teóricas e à análise do nosso próprio corpus de pesquisa, situado em uma instituição de ensino superior. O corpus de pesquisa de nosso trabalho consistiu na gravação de áudios com depoimentos de participantes que ocorreram ao final de cada encontro e entrevistas individuais realizadas com participantes do grupo. Todo material coletado foi analisado através da metodologia de Análise Textual Discursiva, desenvolvida por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Os resultados evidenciam os estudos e práticas meditativas enquanto valiosos conhecimentos, cuja prática propicia: bem estar, desenvolvimento da inteligência emocional e do autoconhecimento. Apontam ainda os benefícios da prática de meditação em contexto educacional, tais como redução dos índices de violência, impulsividade e o desenvolvimento de funções cognitivas.
Resumen : In this work we present the study of the Group of Studies and Meditative Practices of the Federal University of Pampa (Unipampa), Campus Bagé. Our objective was to comprehend in which ways a group of studies and meditative practices can influence the lives of individuals who are engaged in this kind of activities at an educational context. As long as we understand the meditative practices as practices of pedagogical innovation and as part of the integral education perspective, we also aim to understand the importance of the meditative practices in educational environments (Mello and Salomão de Freitas). In order to accomplish our objectives, we revise the literatures and an also perform the analysis of our own corpus of research. The research corpus of our final paper consists in the recorded testimonials of participants that occurred in our meditation group at the end of our meetings. We have also interviewed the participants of our research. We used the Discursive Textual Analysis methodology to analyze all material recorded and transcribed. The results pointed the studies and meditative practices as valuable knowledge, whose practice provides well-being, development of emotional intelligence, and self-knowledge. They also pointed out the benefits of meditation practice at educational contexts, such as decrease of violence rates, impulsiveness, and enhancement of cognitive functions.
Palabras clave : Práticas meditativas
Educação integral
Inovação pedagógica
Meditative practices
Integral education
Pedagogical innovation
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : CARDOSO, Felipe Soares dos Santos. Estudos e práticas meditativas na perspectiva de uma formação integral humana. 49 p. 2018. (Graduação em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4920
Fecha de publicación : 19-jul-2018
Aparece en las colecciones: Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Felipe Cardoso 2018.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.