Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4919
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Uma sequência didática do teorema de Pitágoras utilizando as tecnologias digitais visando a aprendizagem significativa |
Autor(es): | Alves, Mariana Oliz |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Vera Lúcia Duarte |
Coorientador: | Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota |
1° Membro da banca: | Ferreira, Vera Lúcia Duarte |
2° Membro da banca: | Menegais, Denice Aparecida Nisxota |
3° Membro da banca: | Ferreira, Cristiano Corrêa |
4° Membro da banca: | Ferreira, Valter |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições de uma sequência didática relacionada ao Teorema de Pitágoras aplicada ao 9º ano do Ensino Fundamental no intuito de buscar evidências de aprendizagem significativa. A metodologia empregada refere-se a uma abordagem quanti-qualitativa. Na quantitativa, foi calculado o ganho de aprendizagem dos estudantes segundo Hake (2002) via uma sequência didática a qual obteve-se um ganho alto de 75%. Já na abordagem qualitativa, analisou-se o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com intuito de atingir evidências de uma aprendizagem significativa em relação ao Teorema de Pitágoras. A aplicação da sequência didática contribuiu de modo significativo no processo de ensino e aprendizagem do conceito apresentado. |
Resumen : | This research aims to analyze the contributions of a didactic sequence related to the Pythagorean Theorem applied to the 9th grade of Elementary School in order to seek evidence of meaningful learning. The methodology employed refers to a quantitative and qualitative approach. In quantitative terms, students’ learning gain was calculated according to Hake (2002) via a didactic sequence which resulted in a high gain of 75%. In the qualitative approach, the students’ teaching and learning process was analyzed in order to reach evidence of significant learning in relation to the Pythagorean Theorem. The application of the didactic sequence contributed significantly in the teaching and learning processo f the presented concept. |
Palabras clave : | Teorema de Pitágoras Aprendizagem significativa Modelagem 3D. Pythagorean theorem Meaningful learning 3d modeling |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | ALVES, Mariana Oliz. Uma sequência didática do teorema de Pitágoras utilizando as tecnologias digitais visando a aprendizagem significativa . 53 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4919 |
Fecha de publicación : | 5-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC 2 Mariana.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.