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dc.contributor.advisor1Martins, Marcio Marques-
dc.creatorKotowski, Lizete Dilene-
dc.date.accessioned2020-03-31T20:24:54Z-
dc.date.available2020-03-31-
dc.date.available2020-03-31T20:24:54Z-
dc.date.issued2019-11-28-
dc.identifier.citationKOTOWSKI, Lizete Dilene. Avaliação ergonômica - pedagógica de Software educativo na formação inicial de professores de Química. 137 f. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4916-
dc.description.abstractThis work has the aim to investigate the evidences of the Ergonomical-Pedagogical Evaluation of Educative Software through the contemplation of the ergonomical, pedagogical and communicational discretion in the formation of the ones who are about to graduate in Chemistry in the context of the Chemistry course – Licentiates hip of the Federal Pampa University – Campus Bagé, RS, for the forming teachers. The subjects of this research were selected in conformity to documental analysis of the Pedagogical Project of the Chemistry course (PPC), with the intention of listing the curricular components which regards the application and the Ergonomical and Pedagogical evaluation of the Information and Communication to/in the teaching, in the face of having had taught or teaching these components. The research has a qualitative and quantitative approach and it describes itself as exploring and descriptive, using as data collection tools the PPC of the course together with closed questionnaire and semistructured interviews. The collected data were analysed with the help of the mathematical language, the statistics, the documental analysis and the content analysis according to Bardin (2011). The results were discussed according with the studies of Godoi and Padovani (2009), Silva (1998) and Campos (1994), among others, that with their researches helped since the research theme outline, from construction of the methodological trajectory to the discussion of the results. The results show the use of the Ergonomical-Pedagogical criterion of the Educative Software from the forming teachers during the selection of the technological tools in the moment of the planning of their pedagogical practice. And the software evaluation, in spite of being regarded some curriculum components, it isn’t constituent of the pedagogical formation of the licentiation in the context of the classroom in the graduation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSoftware educativo.pt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAvaliação Ergonômica-Pedagógicapt_BR
dc.subjectEducative softwarept_BR
dc.subjectTeachers formationpt_BR
dc.subjectErgonomical-Pedagogical Evaluationpt_BR
dc.titleAvaliação ergonômica - pedagógica de Software educativo na formação inicial de professores de Químicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bica, Alessandro Carvalho-
dc.contributor.referee1Martins, Marcio Marques-
dc.contributor.referee2Bica, Alessandro Carvalho-
dc.contributor.referee3Leite, Fabiane de Andrade-
dc.contributor.referee4Ferreira, Cristiano Corrêa-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como propósito investigar indícios da utilização de Avaliação Ergonômica-Pedagógica de Software Educativo através da contemplação dos critérios ergonômicos, pedagógicos e comunicacionais na formação dos licenciandos em Química no contexto do curso de Química-Licenciatura da Universidade Federal do Pampa-campus Bagé, RS, pelos professores formadores. Os sujeitos desta pesquisa foram selecionados segundo análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Química (PPC), com o intuito de elencar as componentes curriculares que contemplam a utilização e a avaliação Ergonômica e Pedagógica de Tecnologias de Informação e Comunicação para/no ensino, em virtude de terem lecionado ou estarem lecionando esses componentes. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e quantitativa e se caracteriza como exploratória e descritiva, utilizando como ferramenta de coleta de dados o PPC do curso em conjunto com questionários fechados e entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram analisados com a ajuda da linguagem matemática, a estatística, a análise documental e a análise de conteúdo conforme Bardin (2011). Os resultados foram discutidos de acordo com os estudos de Godoi e Padovani (2009), Silva (1998) e Campos (1994), dentre outros, que com suas pesquisas auxiliaram desde o delineamento do tema de pesquisa, da construção do percurso metodológico até a discussão dos resultados. Os resultados demonstram a utilização dos critérios da Avaliação Ergonômico-Pedagógica de Software Educativo pelos professores formadores durante as seleções de ferramentas tecnológicas no momento do planejamento de sua prática pedagógica. E, a avaliação de software, apesar de contemplada em alguns componentes curriculares, não faz parte da formação pedagógica do licenciando no contexto da sala de aula da graduação.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

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DIS Lizete Kotowski 2019.pdf2.9 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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