Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4910
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Sentidos da Geometria Analítica num curso de Física
Autor(es): Jaskulski, Graciela Fagundes
Primeiro Orientador: Angelo, Claudia Laus
1° Membro da banca: Angelo, Claudia Laus
2° Membro da banca: Pereira, Elizangela Dias
3° Membro da banca: Lindner, Luciana Martins Teixeira
Resumo: O interesse em pesquisar a Geometria Analítica num curso de Física – Licenciatura, deve-se ao fato da Física estar relacionada com a Matemática, pois esta estrutura o pensamento físico. Dessa forma, é pertinente analisar como professores da Educação Superior com formação em Física (licenciatura ou bacharelado) veem a presença da Geometria Analítica num Curso de Física – Licenciatura. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo conhecer as percepções de físicos sobre o ensino-aprendizagem da Geometria Analítica num curso de Física – Licenciatura. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco professores efetivos de um curso de Física-Licenciatura de uma universidade do Rio Grande do Sul e com um professor efetivo do Curso de Matemática que leciona Geometria Analítica nessa universidade, mas que possui formação em Física. Essas entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas no segundo semestre de 2019, de acordo com a metodologia qualitativa de pesquisa, na modalidade estudo de caso. A análise das seis entrevistas realizadas foram organizadas em categorias e subcategorias. Os resultados evidenciam que os professores consideram o componente Geometria Analítica fundamental para um curso de Física – Licenciatura, pois possibilita aos acadêmicos recursos que serão utilizados para descrever vários processos físicos ao longo da graduação, além de desenvolver a abstração e a visão geométrica dos mesmos.
Resumen : The interest in researching Analytic Geometry in a Physics Degree course is because Physics is related to Mathematics, for this structure the physical thinking. Thus, it is pertinent to analyze how teachers of Higher Education with formation in Physics (bachelor or bachelor degree) see the presence of Analytical Geometry in a Physics Course - Degree. Thus, this research aims to know the perceptions of physicists about the teaching-learning of Analytical Geometry in a Physics Degree course. To this end, semi-structured interviews were conducted with five effective teachers of a Physics Degree course at a university in Rio Grande do Sul and one effective teacher of the Mathematics Course who teaches Analytical Geometry at this university, but has a background in Physics. These interviews were recorded, transcribed and analyzed in the second half of 2019, according to the qualitative research methodology, in the case study modality. The analysis of the six interviews was organized into categories and subcategories. The results show that the teachers consider the Analytical Geometry component to be fundamental for a Physics - Bachelor degree course, as it allows the students resources that will be used to describe various physical processes during the undergraduate course, besides developing their abstraction and geometric vision.
Palabras clave : Geometria analítica
Física – licenciatura
Aplicações
Analytic geometry
Physics degree
Applications
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : JASKULSKI, Graciela Fagundes. Sentidos da Geometria Analítica num curso de Física – Licenciatura 74 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4910
Fecha de publicación : 29-mar-2019
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Graciela Jaskulski 2019.pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.