Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4906
Tipo: | Dissertação |
Título: | Políticas públicas educacionais: a efetivação da EAD na Unipampa |
Autor(es): | Cortes, Marilice |
Primeiro Orientador: | Nogueira, Carmen Regina Dorneles |
Coorientador: | Ferraz, Rafael Camargo |
1° Membro da banca: | Rodrigues, Ana Cristina da Silva |
2° Membro da banca: | Colvero, Ronaldo Bernardino |
3° Membro da banca: | Paniágua, Edson Romário Monteiro |
Resumo: | O presente trabalho tem como temática o estudo da política pública da Educação a Distância, bem como a política institucional de implantação de cursos na modalidade a distância na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, bem como o estudo de sua aplicabilidade e os fluxos acadêmicos. A escolha desta temática originou-se das observações realizadas em minha prática profissional durante a implantação do curso de Geografia – Licenciatura EaD-UNIPAMPA-UAB. Considerando o crescimento das matrículas EaD em âmbito nacional, e os esforços da UNIPAMPA em contribuir com a sua expansão e institucionalização na Universidade, se vê como fundamental à análise de sua implementação e o desenvolvimento desta política pública, com a finalidade de contribuir com a oferta desta modalidade de ensino na instituição. Na UNIPAMPA, o processo de implementação desta modalidade de ensino principiou-se em 2016, e está sendo gradativamente ampliada. Esta se iniciou pelo credenciamento e oferta de cursos em polos institucionais e posteriormente, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em polos de apoio presencial do Rio Grande do Sul, estes últimos conquistados por meio de convênio firmado entre a Universidade e Universidade Aberta do Brasil – (UAB). Para tanto considerou-se imprescindível, conhecer como esta modalidade de ensino foi implementada, quais são seus fluxos e processos, e como podem serem qualificados, sendo estes os objetivos do trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Como resultado foram elaborados: O Guia EaD UNIPAMPA ficará disponível para consulta na página do DEaD, no site na Universidade; a agenda EaD UNIPAMPA, que será encaminhada um exemplar impresso para cada polos, e aos alunos, será enviada por email, para impressão e um aplicativo (app) para celular, contendo as informações constantes na agenda. Estes resultados vêm como forma de contribuir para que os atores envolvidos nas atividades docentes, discentes e técnicos da educação as distância da UNIPAMPA consigam de forma prática e simples, obter informações e orientações sobre os processos acadêmicos, uma vez que a Universidade não possui orientações compiladas, e que sirvam de parâmetros a todos os envolvidos no processo. |
Abstract: | The present work has as a theme the study of the public policy of Distance Education, as well as the institutional policy of deployment of courses in distance mode at the Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, as well as the study of its applicability and the academic streams. The choice of this theme arose from observations made in my professional practice during the implementation of the course of geography - Bachelor EaD-UNIPAMPA-UAB. Considering the growth of enrolment EaD at national in scope, and the efforts of the unipampa in contributing to its growth and institutionalization in university, seen as fundamental to the analysis of its implementation and the development of this public policy, in order to contribute to the provision of this type of education in the institution. The process of implementation of this mode of education in UNIPAMPA began in 2016, and is gradually being extended. This is started by the accreditation and offer courses in institutional poles and subsequently, through the Open University of Brazil (UAB), in poles of classroom support of Rio Grande do Sul, the latter won by means of an agreement signed between the University and the Open University of Brazil - (UAB). So it is essential to know how this modality of teaching was implemented, what are their workflows and processes, and how they can be qualified, these being the objective of the study was performed from bibliographical research, documentary and field. As a result were elaborated: The EaD UNIPAMPA Guide will be available for consultation on the page of the DEaD, in the site at university; the EaD UNIPAMPA agenda, which will be forwarded a copy printed for each pole, and students will be sent by email, for printing and an mobile app to cellular, containing the information listed in the agenda. These results come as a way of contributing to the actors involved in the activities teachers, students and technical of distance education from UNIPAMPA succeed in a practical and simple, obtain information and guidance about the academic processes, since the university doesn’t have compiled guidelines, and that serve as parameters to all those involved in the process. |
Palavras-chave: | Educação Educação aberta Educação a Distância Universidade Federal do Pampa Education Distance Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Curso: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas |
Citação: | CORTES, Marilice. Políticas públicas educacionais: a efetivação da EAD na Unipampa. 2019. 138 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4906 |
Data do documento: | 30-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marilice Cortes 2019.pdf | 7.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.