Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4877
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Sala de aula invertida na formação de professores de química: um estudo de caso com o tema condutividade elétrica
Autor(es): Vinholes, Maeli Veiga Dias
Primeiro Orientador: Martins, Tales Leandro Costa
1° Membro da banca: Martins, Tales Leandro Costa
2° Membro da banca: Casartelli, Maria Regina de Oliveira
3° Membro da banca: Firme, Márcia Von Fruhauf
Resumo: Em vista da importância de estudos para identificar métodos ativos, que orientem professores e alunos, para uma mudança que promova o crescimento e autonomia de ensinar e aprender, faz-se necessário pesquisar sobre tais métodos. O presente estudo tem por objetivo investigar o método “Sala de Aula Invertida”, ou “Flipped Classroom” na formação inicial de professores de química. Para tanto, avaliou-se a aplicação da abordagem pedagógica híbrida conhecida como Sala de Aula Invertida com o tema de condutividade elétrica. Realizou-se então, uma sequência didática híbrida, vivenciada por um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. Diante disso, verificou-se que os discentes que estão construindo suas visões como professores, refletiram e compreenderam sobre a importância das metodologias ativas, para construção de saberes ao longo do processo. Constatou-se que a abordagem influencia o professor e o aluno a saírem da zona de conforto na qual se encontram. O método de Sala de Aula Invertida conduz ao aprendizado ativo, levando o professor a ser mediador de saberes e o aluno a ser protagonista na construção de seu conhecimento.
Resumen : In view of the importance of studies to identify active methods to guide teachers and students to a change that promotes the growth and autonomy of teaching and learning, it is necessary to research on such methods. This study aims to investigate the “Flipped Classroom” or “Flipped Classroom” method in the initial training of chemistry teachers. To this end, we evaluated the application of the hybrid pedagogical approach known as the Inverted Classroom with the theme of electrical conductivity. Then, a hybrid didactic sequence was carried out, experienced by a group of scholars from the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID), from the Degree in Chemistry at the Federal University of Pampa, Bagé campus. Given this, it was found that students who are building their views as teachers, reflected and understood about the importance of active methodologies, for building knowledge throughout the process. It was found that the approach influences the teacher and the student to leave their comfort zone. The Inverted Classroom method leads to active learning, leading the teacher to be a mediator of knowledge and the student to be a protagonist in the construction of their knowledge.
Palabras clave : Metodologias ativas
Aprendizagem
Ensino
Active methodologies
Learning
Teaching
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : VINHOLES, Maeli Veiga Dias. Sala de aula invertida na formação de professores de química: um estudo de caso com o tema condutividade elétrica. 63 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4877
Fecha de publicación : 22-nov-2019
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC MAELI.pdf1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.