???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/486
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Análise técnica e financeira da produção de hidrogênio com a utilização do software Homer
Autor(es): Ribeiro, Cláudia Garrastazu
Abstract: O hidrogênio por ser um vetor energético e não uma fonte de energia deve ser obtido de fontes primárias que o contenham, como o gás natural, carvão e água. As fontes primárias de obtenção de hidrogênio podem ser combustíveis fósseis e combustíveis considerados renováveis. A busca por uma menor utilização de combustíveis fósseis para diminuição da poluição ambiental vem ao encontro de novas pesquisas para a viabilidade do uso do hidrogênio para geração de eletricidade. O trabalho tem a pretensão de analisar os processos de obtenção do hidrogênio, comparando tecnicamente e financeiramente os métodos principais e mais utilizados que são a eletrólise da água e a reforma do gás natural com o auxilio do software HOMER.
ABSTRACT Because hydrogen is an energetic vector and not a source of energy it must be obtained from primary sources containing it, as natural gas, coal and water. The primary sources of hydrogen can be found in fossil fuels as well as in fuels considered to be renewable. The search to use less fossil fuels in order to diminish environmental pollution meets new researches for hydrogen as a viable electricity generator. This study aims to analyze the processes of obtaining hydrogen, comparing technically and financially the main and most used methods, which are water electrolyses and natural gas reform with help of software HOMER.
metadata.dc.subject: Produção de hidrogênio
Hidrogênio
Reforma
Eletrólise
Energia renovável
Engenharia
Tipo de acesso: CC0 1.0 Universal
Licença: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/486
metadata.dc.date.issued: 12-Jan-2012
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Energias Renováveis e de Ambiente

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCCCláudiaGarrastazuRibeiro.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel1.13 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons