Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4852
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Problematização do cotidiano de estudantes da zona rural no contexto do residência pedagógica: a temática leite e o ensino de química
Autor(es): Maraschin, André de Azambuja
Primeiro Orientador: Lindemann, Renata Hernandez
1° Membro da banca: Lindemann, Renata Hernandez
2° Membro da banca: Firme, Márcia von Fruhauf
3° Membro da banca: Galiazzi, Maria do Carmo
Resumo: Este trabalho investiga uma intervenção de ensino no ensino médio balizada pela Abordagem Temática. Assumiu-se alguns princípios da Investigação Temática Freireana e conceitos propostos pela Educação Estético-Ambiental a fim de relacionar os saberes técnicos com os saberes populares e questões histórico-culturais vivenciadas no cotidiano dos sujeitos. Como objetivo geral, buscou-se problematizar e discutir, a partir de uma intervenção de ensino com três aulas, a importância da temática “Leite/dinheiro” com alunos do terceiro ano de uma escola campo, integrante do Programa Residência Pedagógica. Consideram-se seus conhecimentos, percepções da região e contexto local. A metodologia dividiu-se em três etapas: a) Pré-intervenção, assumindo uma metodologia de pesquisa do tipo exploratória através de estudos bibliográficos sobre os referenciais teóricos, sendo analisada qualitativamente através de narrativas elaboradas pelos alunos em um viés da pesquisa narrativa; b) Intervenção, analisada a partir da aproximação com a transcrição naturalista de cenas de sala de aula; e c) Pós-intervenção, analisada também de forma qualitativa, problematizando e comparando as construções iniciais e finais desse processo a partir da ressignificação dos saberes e atitudes dos discentes. A proposta elucidou muitas possibilidades da temática leite que podem ser trabalhadas no ensino médio de Química. O diálogo entre a Abordagem Temática Freireana e a Educação Estético-Ambiental mostrou-se promissora, pois articula a importância do diagnóstico da realidade com o sentimento de pertencimento dos diferentes espaços ocupados pelos sujeitos, permitindo assim uma leitura mais clara de mundo. Os alunos se apropriaram de muitas evidências construídas coletivamente, porque as ações aconteceram dentro de um ambiente que lhes é familiar, cheio de sentido e que carrega um sentimento único pelo que representa em sua criação. Em outras palavras, conhecer algumas ideias dos alunos possibilita o planejamento e problematização de situações reais, bem como apresenta uma visão nova de sala de aula. Diante do exposto argumenta-se a respeito de uma abordagem do ensino de Química comprometida com o diálogo e construção colaborativa, horizontalizando o processo de aprender, no sentido de que todos participam ativamente, com base no que conhecem, mediados pelo professor.
Abstract: This paper investigates an intervention in high school based on the Thematic Approach. Some principles of Freirean Thematic Research and concepts proposed by Aesthetic-Environmental Education were assumed in order to relate technical knowledge with popular knowledge and historical-cultural issues experienced in the daily lives of the participants. As a general objective, it was sought to problematize and to discuss, from a teaching intervention with three classes, the importance of the theme “Milk/money” and its beneficiation with senior year students of a escola-campo, part of the Programa Residência Pedagógica. Considering their knowledge. and perceptions of the region and local context. The methodology was divided into three stages: a) Pre-intervention, assuming an exploratory research methodology through bibliographical studies on the theoretical frameworks, being qualitatively analyzed through narratives elaborated by the students in a narrative research bias; b) Intervention, analyzed from the approximation with the naturalistic transcription of classroom scenes; and c) Post-intervention, also analyzed qualitatively, problematizing and comparing the initial and final constructions of this process based on the resignification of students' knowledge and attitudes. It is considered that the proposal has elucidated many potentialities of the theme milk that can be studied in the high school Chemistry subject. The dialogue between the Freirean Thematic Approach and Aesthetic-Environmental Education was promising, as it articulates the importance of diagnosing reality with the feeling of belonging of the different spaces occupied by the participants, thus allowing a clearer reading of the world. The students were able to appropriate many of the collectively constructed evidences because the actions took place within a meaningful and familiar environment that carries a unique feeling for what it represents in their creation. In other words, knowing the students' ideas enables the planning and problematization of real situations, as well as presents a new view of the classroom. Given the above it is argued about an approach to chemistry teaching committed to dialogue and collaborative construction, horizontalizing the process of learning, meaning that everyone actively participates, based on what they know, mediated by the teacher.
Palavras-chave: Leite
Narrativas
Problematização
Milk
Narrative
Problematization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: MARASCHIN, André de Azambuja. Problematização do cotidiano de estudantes da zona rural no contexto do residência pedagógica: a temática leite e o ensino de química.110 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4852
Data do documento: 21-Nov-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC André Maraschin 2019.pdf2.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.