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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Explorando o uso de algoritmo genético em jogos digitais
Autor(es): Ribeiro, Victor Queiroz
Primeiro Orientador: Mello, Aline Vieira de
Resumo: Jogos digitais movimentam bilhões de dólares anualmente em todo o mundo. A maior parte deste dinheiro é gasto em conteúdo. O conteúdo do jogo é que mantém o jogador engajado e o jogo viciante. Este trabalho tem como objetivo explorar o uso de algoritmos genéticos juntamente com geração de conteúdo procedural como uma alternativa a criação manual de conteúdo, auxiliando desenvolvedores independentes e pequenos times na criação de jogos digitais. O método científico utilizado neste trabalho é um método comparativo, que procede pela investigação de indivíduos, classes, fenômenos ou fatos, com vistas a ressaltar as diferenças e as similaridades entre eles. Assim, neste trabalho foi desenvolvido um framework de algoritmo genético que foi utilizado em dois experimentos. O experimento de número 1 trata de uma comparação entre o clássico jogo Space Invaders e um jogo similar, denominado InvaderZ, que utiliza algoritmo genético. O experimento de número 2 trata de um sistema de reprodução, que faz parte de um jogo. Esse experimento permitiu a comparação de indivíduos de diferentes gerações de uma população e também a comparação entre populações de personagens no mundo do jogo. Durante a execução do experimento 1, que foi validado junto ao usuário, o algoritmo genético foi capaz de aprimorar a mecânica proposta pelo jogo Space Invaders. Já no experimento 2, o algoritmo genético foi capaz de introduzir biodiversidade em um jogo em que muitos personagens são necessários para popular o mundo. Concluiu-se que o algoritmo genético pode contribuir para o desenvolvimento de jogos digitais, auxiliando o desenvolvedor na criação de conteúdo procedural, que pode tornar o jogo muito mais interessante.
Abstract: Digital games moves billions of dollars every year. The largest amount of this money is spent on content. The content keeps the player engaged and the game addictive. This paper introduces the use of genetic algorithm alongside with procedural content generation as an alternative to manual content creation. That way, helping independent developers and small teams on creating digital games. The scientific method utilized in this paper is a comparative method, that investigates individuals, classes, phenomenon or facts, in order to highlight the similarities and differences between them. So, in this paper a genetic algorithm framework was developed and later used on two experiments. The experiment number 1 is a comparison between the classic game Space Invaders and a generic space invaders like game, named InvaderZ, that uses genetic algorithm. The experiment number 2 is a reproduction system that is part of a game. This experiment allowed for a comparison between individuals of different generations of a population as well a comparison between different populations of characters on the game world. During the execution of the experiment 1, validated with the user, the genetic algorithm was capable of enhancing the game mechanics proposed by the game Space Invaders. On the experiment 2, the genetic algorithm was capable of introducing biodiversity in a game where many characters were needed to populate the world. It was then concluded that the genetic algorithm can contribute to the development of digital games, helping the developer on the creation of procedural content, that can make the game a lot more interesting.
metadata.dc.subject: Engenharia de software
Desenvolvimento de software
Algoritmos genéticos
Jogos digitais
Framework
Software engineering
Software development
Genetic algorithms
Digital games
Framework
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
metadata.dc.identifier.citation: RIBEIRO, Victor Queiroz. Explorando o uso de algoritmo genético em jogos digitais. Orientador: Aline Vieira de Mello. 2019. 71 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de Software, Alegrete, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4849
metadata.dc.date.issued: 25-Nov-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Software

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Victor Queiroz Ribeiro - 2019.pdf1.26 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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